• Home
  • Artes
  • GALERIA MESTRE JUSTINO RECEBE EXPOSIÇÃO ARTE NAIF E PRESÉPIOS
| 244

GALERIA MESTRE JUSTINO RECEBE EXPOSIÇÃO ARTE NAIF E PRESÉPIOS

A Galeria Mestre Justino da Prefeitura de Taubaté recebe até o dia 12 de dezembro a 2ª Exposição Arte Naif e Presépios dos alunos do professor Alexandre de Morais. Todas as obras das oficinas de pintura de Arte Naif e de Santos Paulistinhas foram trabalhadas durante as aulas deste ano de 2023. A galeria fica no Centro Cultural Toninho Mendes, situada na praça Cel. Vitoriano.

A mostra foi classificada por séries, que estão bem divididas, e assim o visitante tem todo um seguimento do que é a técnica Naif, com sua característica e regionalidade.

Essa segunda exposição contou com nove artistas convidados que, segundo o professor Alexandre de Morais, apresenta a evolução das séries e enriquece a mostra. “Fernando Bispo, Adão Silvério, B. Martins, foram referências para que eu montasse essa oficina. Esse grupo se fez por vontade de destacarmos a arte popular, nele encontramos uma forma de representar todo o nosso folclore”, destacou Alexandre durante a abertura do evento que ocorreu na terça-feira, 28.

O artista Adão Silvério, que pinta essa técnica há anos, falou do evento que destaca a sua maneira de pintar. “Expor é uma fonte de inspiração para mim. Fiz umas pinturas para essa exposição e tenho o meu jeito e fazer. Começo pelo céu, vou colocando o azul escuro, depois o médio e o mais claro, em seguida vou para as montanhas com tons de verde, as casinhas são sempre tortas, esse é meu estilo”, conta ele.

As séries da exposição são: pintando lembranças e lugares de Taubaté, pinturas em tábuas de carne, em conchas do mar, em colheres de pau, em tampinhas e um quadro interativo, onde os alunos fizeram as figuras e foi colocado imã atrás, assim a obra pode ser mudada constantemente. Para a exposição de presépios foi montada uma mesa com todas as obras produzidas nas aulas de santaria. O professor Alexandre disse que toda a manifestação religiosa pelos presépios na oficina de modelagem identifica o significado das figureiras da cidade.






  • Fontes: COMUNICAÇÃO PREFEITURA DE TAUBATÉ

Últimas Notícias