| 369

Créditos: Foto: João Ebram Neto, Jessé Silva e Danielison Alves - Crédito Juliana Almeida

O USO DE HIDROXICLOROQUINA EM TAUBATÉ

Combate à Covid-19 é destaque em pauta de audiência sobre saúde

As ações de combate à pandemia do novo coronavírus foram destaque na pauta da audiência para prestação de contas das ações da Secretaria de Saúde no primeiro quadrimestre de 2020, realizada na Câmara de Taubaté dia 21.

A audiência foi presidida pelo vereador Jessé Silva (PL) e contou com a participação das vereadoras Graça (PSD) e Loreny (Cidadania), além do secretário de Saúde, João Ebram Neto, e do presidente do Conselho Municipal de Saúde (Comus), Danielison Alves.

Graça destacou a atuação da Secretaria de Saúde no combate à pandemia em Taubaté. Loreny pediu detalhamento na prestação de contas dos gastos com o combate à proliferação da Covid-19, solicitou informações sobre testagem da população e distribuição de equipamentos de proteção para profissionais da saúde, e questionou o alto investimento em call center- setor para o qual foram destinados, segundo a parlamentar, 30% do total de recursos do combate ao novo vírus.

O vereador Jessé perguntou sobre o posicionamento das autoridades de saúde de Taubaté em relação ao uso da hidroxicloroquina, e o presidente do Comus parabenizou o trabalho que está sendo realizado pelo município no enfrentamento da proliferação da Covid-19.

Em relação à destinação da verba direcionada ao combate à pandemia, o secretário de Saúde afirmou que os dados estão no Portal da Transparência em uma seção especial, que a Secretaria está sendo acompanhada semanalmente pelo Ministério Público (MP) e todas as ações mencionadas nas reuniões. Em relação ao equipamentos de proteção, afirmou que estão sendo disponibilizados e a qualidade conferida, e sobre contratações emergenciais, estão sendo cumpridas orientações do MP e Tribunal de Contas.

Em relação ao uso da hidroxicloroquina, João Ebram Neto afirmou que está sendo utilizada em pacientes graves com consentimento do paciente ou da família, e colocou a necessidade de agir com cautela e atenção em relação a determinações do Ministério da Saúde e sociedades médicas que norteiam a questão.

A explanação financeira da Secretaria mostrou que, para ações contra a Covid-19, no primeiro quadrimestre, foram destinados R$ 9,2 milhões, a maior parte, ou seja, R$ 5,4 milhões, vindos do Governo Federal. As






  • Fontes: ASSESSORIA DE IMPRENSA CÂMARA

Últimas Notícias