| 219

UM RELATO DE MINHA VIDA DIVIDA EM DOIS BAIRROS

UNIÃO X VILA
Estiva ou Vila São Geraldo? Boa pergunta para quem viveu nesses dois bairros!
Igreja de São Benedito ou Sagrado Coração de Jesus? G. E. Dr Quirino ou G.E. Amador Bueno da Veiga? Foi nesses pedaços de chão que vive grande parte da minha vida.
Morei no bairro da Estiva até aos 11 anos, estudando na Escola Dr. Quirino. Passei em seguida, a morar na Vila São Geraldo, onde terminei o primário, na Escola Amador Bueno da Veiga.
Vale ressaltar, que depois de 20 Anos voltei para Taubaté; e fui ser professor nessas duas escolas: Dr. Quirino e Amador Bueno da Veiga
Fiz a primeira comunhão na igreja São Benedito, onde morei ao lado da igreja. na rua Márcio. Participei das Cruzadas no “conventinho” Sagrado Coração de Jesus, sendo que morei na rua Antero Ferreira da Silva, a via faz homenagem ao mestre do Parque Infantil, que muito aprendi os primeiros passos da Educação Física.
Por outro lado, no União, tive como mestre o “Luzão” ,Luiz Bento do Couto. O Estádio União Operária leva seu nome, onde aprendi os primeiros lances no jogo de Dama, onde participei de vários campeonatos e que muito me serviu como professor, fazendo vários campeões escolares.

NO FUTEBOL- Dei os primeiros dribles no campo do União e na lagoa. Nos campos do Grêmio e Tatuí, passei a minha juventude. Logo retornei para Estiva, dos 16 aos 18 anos. Saindo de Taubaté, ingressei no futebol profissional.
E não para por aí. Encerrando o profissionalismo, depois de 12 anos, voltei a morar na Vila São Geraldo. Após dois anos, casei –me e fui morar novamente na Estiva.
Na Vila, meu primeiro emprego foi na padaria, ao lado do campo do Vila, trabalhando com Reizinho. Joguei futebol na infância com o saudoso Perruche, Garrincha, Niltinho, Ademir, Luzia Honorato, irmãos Naldi, Jurão, e tantos craques que não caberia nesse texto.
Na Estiva, fiz parte do time com Ladinho, Maria Preta, , Nilson, Reinaldinho, Manteiga, que depois o levei para Jaboticabal, onde jogamos juntos, e muitos outros.
Cito quatro jogadores da velha-guarda ,que representaram os demais na Vila, que foram: Augusto Morgado, Vitorinho, Agostinho e “Viciado”. Na Estiva, destaco o Crisanto (pai), Formiga, Jaime e Edvaldo, que também representam os demais jogadores.
Minha família, muito católica, cito dois padres, que foram amigos: Padre Benedito Gil Claro, mais conhecido, como padre Gil, que chegou a ser cônego e criou a Casa do Estudante em Taubaté, ele foi da Mãe da Igreja do Bairro da Estiva. E na Vila São Geraldo o Padre Elemar Tadeu Scheid (Tadeu porque era devoto de São Judas Tadeu), que fez uma carreira maravilhosa dentro do Clero, chegando até o Vaticano, e foi sepultado no Conventinho. Ele levou meu irmão Arizinho, Nondas e Roque para Jaraguá do Sul, para o seminário.
NO CARNAVAL: Fiz vários sambas de enredo vencedores na Vila São Geraldo, e sendo campeão do segundo grupo, subindo para o primeiro, com o enredo: O Sítio do Pica Pau Amarelo na Terra dos Deuses. Na Estiva não foi diferente, muitos sambas campeões que desfilaram pelas passarela do samba de nossa cidade.
Não podia deixar de fazer um hino para o União Operária e uma música em homenagem ao Vila São Geraldo, em agradecimento por tudo que aprendi na minha juventude, que levei por esse mundo a fora.






  • Fontes: OSWALDO CRISANTE

Últimas Notícias