• Home
  • HOMENAGEM
  • Câmara de Taubaté celebra Dia do Maçom e Dia do DeMolay
| 226

Câmara de Taubaté celebra Dia do Maçom e Dia do DeMolay



A Câmara de Taubaté realizou solenidade no dia 17 de agosto, para comemorar o Dia do Maçom e o Dia do DeMolay. O vereador Richardson da Padaria (União) presidiu os trabalhos, e a vereadora Vivi da Rádio (Republicanos) apresentou o discurso oficial.

Segundo Vivi, a maçonaria é a maior e mais antiga sociedade fraternal existente. “Busca promover valores como: liberdade, igualdade e fraternidade. Liberdade com ordem, igualdade com respeito e fraternidade com justiça. Além de ser conhecida por suas doações e ações de caridade, quase sempre mantidas no anonimato”, explicou a vereadora.

Sobre a Ordem DeMolay, Vivi afirmou que é uma organização internacional para jovens do sexo masculino com idade entre 12 e 21 anos, fundada nos Estados Unidos em 1919 pelo irmão Frank Sherman Land, inspirado pela vida e morte do nobre francês Jacques DeMolay, o 23º e último grão-mestre da da Ordem dos Templários.

A vereadora entregou um diploma ao mestre conselheiro David Eduardo González Batista, do Capítulo Cavaleiros da Cruz 1156, de Lorena, orador convidado para a cerimônia. Nascido na Bahia, filho de mãe colombiana e pai brasileiro, David foi eleito vereador jovem de Praia Grande (SP) e presidente da Comissão de Segurança Pública.

“Frank Sherman Land, o criador dessa ordem que tem mais de 100 anos, deu uma base e um exemplo para cada demolay. O exemplo escolhido por ele foi Jacques DeMolay, o último dos templários. Ele preferiu morrer, foi queimado em troca de não contar a localização dos tesouros dos seus amigos e o nome de cada um deles, pois ele sabia que iriam atrás de seus amigos”, explicou David.

Vivi também entregou um diploma ao orador representante da maçonaria, Arnaldo Barbério. Ele é mestre maçom da Loja Fraternidade e Integridade Taubateana e ocupa o cargo de coordenador regional de Taubaté. É professor de Educação Física, advogado e filósofo, membro da Academia Valeparaibana de Letras e Artes (Avla), autor de livros, poesias, contos e trovas.

“A maçonaria não é secreta, e sim, totalmente discreta e desenvolve suas atividades dentro de um princípio que seu próprio ritual estabelece, que a caridade deve ser de tal forma que não exalte quem dá e não humilhe quem a receba, e está dentro do princípio máximo ensinado pelo nosso mestre Jesus, que afirmou que nessas circunstâncias não deve a mão esquerda saber o que fez a direita”, falou Arnaldo.

Participaram da solenidade os vereadores Alberto Barreto (PRTB), Jessé Silva (PL) e Rodson Lima Bobi (PSDB). Você pode assistir ao vídeo no canal da TV Câmara Taubaté no Youtube @tvctaubate.






  • Fontes: CÂMARA MUNICIPAL DE TAUBATÉ

Últimas Notícias