• Home
  • Saúde
  • Como diminuir o risco de desenvolver Alzheimer
| 110

Como diminuir o risco de desenvolver Alzheimer

Quando estimulamos o cerebro com a pratica dos exercicios intelectuais, o fluxo sanguineo aumenta e ha um crescimento na producao de proteinas relacionadas ao processo de aprendizagem e de memorizacao recente. Consequentemente, a pratica promove o crescimento da rede neural, ou seja, acontece uma arborizacao dos neuronios, deixando-os mais firmes e consistentes e possibilitando a formacao de uma reserva cognitiva.

Adicionalmente, ocorre tambem um processo chamado neurogenese, que e o nascimento de novo neuronios. Ao nascer estas novas celulas, o cerebro ficara mais resistente ao acumulo de proteinas toxicas que podem degenerar as suas celulas e estara mais protegido dos riscos do desenvolvimento de doencas neurologicas e degenerativas, como as doencas cerebrovasculares e as demencias, sendo a mais conhecida a Doenca de Alzheimer.

Alguns exercicios que auxiliam no processo de protecao cerebral: jogos de atencao, como os jogos dos sete erros, caca-palavras, jogos de estrategias como o SUDOKU, o treino com o abaco (calculadora manual), jogo da velha e jogos de estimulo a linguagem, como as palavras-cruzadas.

Uma dica importante e tentar sempre fazer coisas novas e estar em interacao com outras pessoas, pois assim voce oferecera novos desafios para o cerebro e permanecera autonomo e independente por mais tempo durante seus anos de vida na velhice







Mais Fotos

  • Fontes: SAÚDE MENTAL

Últimas Notícias