• Home
  • Saúde
  • CHEGOU O MOMENTO DE VACINAR CONTRA O SARAMPO
| 153

CHEGOU O MOMENTO DE VACINAR CONTRA O SARAMPO

O Dia D de vacinação contra o sarampo, doença altamente contagiosa e que pode levar à morte, será realizado neste sábado, 19, e tem como foco a imunização de crianças de 6 meses a menores de 5 anos que ainda não foram vacinadas. No Estado de São Paulo, já foram contabilizados 6.861 casos e 12 mortes, das quais seis foram de bebês.
No Estado, 4,3 mil postos de saúde vão funcionar das 8h às 17h para realizar a vacinação das crianças. Uma campanha voltada para esse público, que corre mais risco de ter complicações ao contrair a doença, foi lançada pelo Ministério da Saúde no último dia 7 e deve se encerrar no dia 25 deste mês.

Na RMVale, as vacinas serão distribuídas em UBSs, praças e shoppings de São José dos Campos, Ubatuba, Ilhabela, Pindamonhangaba, Taubaté e Caçapava. A região conta com 119 casos de sarampo, registrados em 14 cidades do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira.

Desde o início da campanha, segundo a Secretaria de Estado da Saúde, 17,7 mil crianças foram imunizadas e a meta é vacinar 2,2 milhões. Haverá triagem nas salas de vacinação para que crianças com alergia à proteína lactoalbumina, presente no leite de vaca, recebam a dose sem o componente.

"Para as crianças com alergia grave ao ovo, é recomendável procurar orientação médica, para que a Vigilância Municipal agende o atendimento em serviço apto a administrar a vacina em ambiente controlado e com condições de realizar o atendimento de anafilaxia (reação alérgica grave), caso necessário", informa a secretaria.

Bebês com menos de 6 meses não podem receber a vacina. A recomendação da pasta é que os pais evitem locais com aglomeração, mantenham a higienização adequada e procurem um serviço de saúde ao notar sintomas da doença, como febre, manchas vermelhas pelo corpo, coriza e manchas brancas na mucosa oral.

Na capital, onde já foram confirmados 4.923 casos e cinco mortes pela doença até o último dia 10, 9.773 crianças foram vacinadas entre o início da campanha e a tarde desta quinta-feira, 17. A cobertura vacinal da primeira dose, que deve ser tomada aos 12 meses, já foi superada, mas a segunda - aplicada aos 15 meses - está em 83,04%. A meta é de 95%.






  • Fontes: SITE MEON

Últimas Notícias