| 248

VISITAÇÃO NA FLIT 2019 SUPERA 4.670 ESTUDANTES

Até a tarde desta quinta-feira, dia 19 de setembro, 4.672 estudantes de escolas particulares e da rede pública passaram pela avenida do Povo para visitar a Feira de Literatura Infantil de Taubaté (Flit).
O recorde de visitação foi registrado na manhã de quarta-feira, dia 18 de setembro, com uma plateia de 804 estudantes.
Já no período da noite, 104 jovens estiveram presentes para prestigiar a final do projeto “Soletrando para a Vida”. A atividade foi desenvolvida nas salas de estudos das unidades escolares no início deste semestre. O grande vencedor da noite foi o aluno Yudi Cainã de Vasconcellos Tanigava, do 6º ano da EMEIEF Cônego Benedito Augusto Corrêa.
Desde o início da Flit 2019, na última segunda-feira, dia 16 de setembro, as oficinas de livros disponibilizadas para o público também já receberam 384 alunos.
A expectativa da organização é de que o movimento até o encerramento da feira no próximo domingo, dia 22 de setembro, supere a previsão inicial de 5.842 estudantes.
O projeto da Flit 2019 é promovido por meio do Proac (Programa de Ação Cultural), via Secretaria de Cultura de Estado. Criada e executada pela Prefeitura de Taubaté, a feira este ano tem a empresa ADV Produções como curadora, ficando a coordenação geral a cargo da produtora cultural Amália De Vincenzo. A Flit 2019 conta com o patrocínio oficial das empresas Usiminas e EDP São Paulo. Além dos patrocinadores, a Flit também conta com o apoio da CBL (Câmara Brasileira do Livro), ABC Transportes, CCR Nova Dutra, Net e Oscar Calçados.






Taubaté encerra a programação do Setembro Amarelo na próxima semana com uma palestra e o II Fórum de Prevenção ao Suicídio.
Na próxima segunda-feira, dia 23 de setembro, o Núcleo da Criança e do Adolescente, vinculado ao Programa Bolsa Família, promove a palestra “Prevenção ao suicídio- Setembro Amarelo”. A atividade acontece às 8h no setor de Cadastro Único da Prefeitura de Taubaté, localizado à rua Pasqua Scalzoto Pastolelli, 82, Jardim das Nações. Esta palestra faz parte do projeto Sala Ativa, que tem como objetivo abordar temas atuais e de importância à sociedade.
Já nas próximas quarta e quinta-feira, dias 25 e 26 de setembro, acontece no auditório de psicologia da Unitau o II Fórum de Prevenção ao Suicídio. O evento contará com palestras, rodas de conversa e estudos de dados epidemiológicos. O objetivo do fórum é fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial de Taubaté, buscar soluções para o acolhimento das vítimas e estimular a prevenção a casos de suicídio.
O aumento de tentativas de suicídio e casos consumados em Taubaté reforça o alerta da campanha Setembro Amarelo, que ocorre este mês em nível nacional.
Levantamento da Vigilância Epidemiológica de Taubaté indica que foram registradas 277 tentativas e 13 casos consumados de suicídio de janeiro a agosto deste ano. Os dois registros já são superiores ao total de casos registrados em todo o ano de 2018. Na grande maioria das ocorrências, a depressão é citada como elemento motivador.
O combate a este problema de saúde pública se dá por meio da divulgação e transparência, já que as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas.
Em Taubaté, prédios públicos e monumentos ganham uma iluminação especial da cor amarela para chamar atenção à campanha: palácio do Bom Conselho, Secretaria de Saúde,
  • Fontes: ASSESSORIA DE IMPRENSA PREFEITURA DE TAUBATÉ

Últimas Notícias