• Home
  • Educação
  • ALUNO DE TAUBATÉ É SELECIONADO PARA FASE INTERNACIONAL DE ASTRONOMIA
| 517

ALUNO DE TAUBATÉ É SELECIONADO PARA FASE INTERNACIONAL DE ASTRONOMIA

Ainda cursando o 7º ano do ensino fundamental, em 2023, o estudante Lucas dos Santos foi selecionado para a fase internacional da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA).

Apesar do feito, Lucas não poderá representar a EMIEF Sargento Everton Vendramel de Castro Chagas na etapa internacional, visto que é critério da competição a participação apenas de alunos do último ano. Atualmente, o aluno estuda no 8º ano.

As seletivas da OBA permitem que estudantes brasileiros participem da XVI International Olympiad of Astronomy and Astrophisics (IOAA) e da XV Olimpíada Latino-americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA).

A Secretaria de Educação irá incentivar a participação de Lucas na edição 2025 da OBA. Para o diretor da escola em que Lucas está matriculado, Rogério do Amaral Santos, o aluno “está em nossa escola desde o 1º ano. Sempre foi destaque da sala e muito querido por todos por sua gentileza, educação e protagonismo”,

PROJETO DE ASTRONOMIA

O projeto “Astronomia no Sítio” foi idealizado pelo professor Felipe Machado Mathídios dos Santos, falecido em fevereiro, e integra atividades extra-curriculares Sistema Municipal de Ensino de Taubaté.

As atividades de astronomia acontecem na EMIEF Sargento Everton Vendramel de Castro Chagas, no Sítio Santo Antônio. A metodologia envolve grupos de estudos, lançamento de foguetes de garrafa PET, sessões de planetário, atividades de observação com telescópio. A Prefeitura também possui um “Planetário Móvel”, que atende escolas municipais e a comunidade em geral.






  • Fontes: COMUNICAÇÃO PREFEITURA DE TAUBATÉ

Últimas Notícias