• Home
  • Tecnologia
  • Avibras de Jacareí é vendida para grupo australiano Defendtex
| 369

Avibras de Jacareí é vendida para grupo australiano Defendtex

Avibras de Jacareí é vendida para grupo australiano Defendtex. A empresa de Jacareí passa por uma grave crise econômica e os funcionários estão em greve há um ano e não recebem salários. A desnacionalização da fábrica teria sido aprovada pelo Governo Federal em um negócio cujos valores não foram divulgados. As dívidas da empresa seriam da ordem de R$ 640 milhões. A maior preocupação do Governo seria o fechamento definitivo da empresa.
Com a venda, o grupo Defendtex, que segundo especialistas tem porte bem inferior ao da Avibras, vai ficar com 100% da fábrica e a “expersise” de fabricação na área de veículos lançadores de míssesis, como é o caso do S-50, tratado como “joia da coroa” do programa espacial brasileiro. Com a venda, a Avibras também perde a tecnologia do sistema chamado “Astros”, que é um sistema de artilharia e é enorme sucesso de exportação.

Com a aquisição, a empresa australiana acessa um míssil pronto (o mais relevante já desenvolvido pelo Brasil), inclusive com sistema inercial (o MTC, desenvolvido com recursos públicos brasileiros), que pode ser convertido em uma versão para equipar seu submarino em desenvolvimento no âmbito do AUKUS (aliança militar formada por Austrália, EUA e Inglaterra).






  • Fontes: VALE 360 NEWS

Últimas Notícias


Notícias relacionadas