• Home
  • Emprego
  • Trabalhadores na Volkswagen Taubaté votam extensão de acordo coletivo
| 187

Trabalhadores na Volkswagen Taubaté votam extensão de acordo coletivo

Os trabalhadores e trabalhadoras na Volkswagen Taubaté votam nesta quinta-feira, 9, a extensão do acordo coletivo de trabalho na fábrica para até 2028. A proposta prevê a garantia dos empregos na unidade, contratação de 137 funcionários para produção de um novo veículo e credencia a planta para receber mais investimentos, entre outras cláusulas.

A assembleia será realizada no estacionamento da Volks Taubaté às 15h. A proposta de acordo foi construída após dois meses de negociação entre o Sindmetau (Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região) e a montadora. Os Sindicatos Metalúrgicos do ABC, São Carlos e Grande Curitiba também participaram das reuniões.

Caso seja aprovado, o acordo coletivo vai estender a estabilidade nos empregos na fábrica até 2028. A proposta também prevê a contratação de 137 funcionários (sendo 37 pelo Senai) a partir de janeiro de 2024. A princípio, as contratações serão por prazo determinado (um ano prorrogável por igual período).

Além disso, fica garantida a contratação de todos os alunos do Senai que atuam na Volks nos anos de 2025, 2026, 2027 e 2028, desde que seja atingida a nota mínima de aprovação estabelecida pela montadora.
Esse acréscimo na mão de obra será em função da produção de um novo SUV compacto em Taubaté, previsto para ser lançado no mercado em 2025. A planta também estará credenciada para receber outros investimentos, assim como produtos de outras unidades da Volks, já que o acordo prevê o compartilhamento de modelos entre as fábricas.

A proposta também estabelece cláusulas para valorização da renda dos trabalhadores. O acordo prevê a aplicação de reajustes nos salários e na PPR (Programa de Participação nos Resultados) até 2028, além da implantação de um vale-alimentação no valor de R$ 1.000 a partir de 2024.

Atualmente, a Volkswagen Taubaté conta com cerca de 3.100 funcionários e produz o Polo Track. Também está prevista a montagem de um novo SUV compacto na planta, previsto para ser lançado em 2025.






  • Fontes: Diário de Taubaté

Últimas Notícias