• Home
  • HOMENAGEM
  • São José dos Campos: 256 anos de muita história
| 147

São José dos Campos: 256 anos de muita história

(Escrito por Samantha Pinto)
A cidade de São José dos Campos é um dos principais municípios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e um dos maiores destaques no polo aeronáutico e aeroespacial da América Latina, mas apesar disso, a cidade se resume a muito mais, sendo destaque também na educação, tradição, cultura, negócios, investimento, hotelaria, comércio, serviços e economia.
Considerada uma das melhores cidades para empreender de acordo com o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), São José possui diversos núcleos de pesquisa cientifica e é beirado por uma zona rural que concentra 70% do território do município com áreas de proteção ambiental.

Apesar de ser uma cidade grande, desenvolvida e urbanizada, a harmonia com a natureza pode ser demonstrada através dos diversos parques que existem na cidade, como o Santos Dumont, Roberto Burle Marx, Ribeirão Vermelho e o Vicentina Aranha.

A população joseense também possui uma ótima iniciativa com a preservação de cultura, influenciada pela história da localidade. São José originou-se como aldeia e os indígenas foram os primeiros habitantes da chama - da “São José do Parahyba”. Só no ano de 1871 que a cidade recebeu o nome que ostenta até hoje.

Diferente de outros polos paulistas, São José não se consolidou somente como um “complexo cafeeiro”, mas sim se tornou destaque com um processo de centralização e concentração de investimentos e população.

O grande marco da cidade foi a chegada do sanatorial, o período de doença abriu as portas para intervenções urbanísticas e políticas públicas da cidade, transformando o município em um polo com políticas e desenvolvimento.

O sanatório Vicentina Aranha, um dos maiores centros para tratamento de tuberculose da América Latina e hoje um dos parques mais conhecidos na cidade, foi um dos motivadores para o início da urbanização, aumentando a economia local.

A instalação do Centro Técnico Aeroespacial (CTA), hoje DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), estimulou o setor industrial por volta de 1950 e trouxe destaque para a cidade.

Outro período muito importante foi a construção do parque industrial em meados de 1960 e a criação da Embraer em 1969, que intensificou a chegada da tecnologia e inovação em São José. Localizada entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, o município de São José dos Campos está bem próximo as praias, região serrana e diversos outros destinos turísticos do vale do paraíba.

Reconhecida como a primeira cidade inteligente do brasil e com sua magnífica colocação no ranking de melhores lugares para se viver no IDGM (Índice de Desafios da Gestão Municipal) onde são analisados setores relacionados a qualidade de vida, educação, saneamento, segurança e saúde, SJC traz toda a infraestrutura das grandes metrópoles, sem perder a tranquilidade e beleza do interior.






  • Fontes: MEON

Últimas Notícias