| 28

SEDENTARISMO

REFLEXÃO DO DIA
16.08.22

Exercer uma atividade física qualquer, é fundamental para a nossa saúde física, que é a base para a nossa saúde mental.

O sedentarismo é como a ferrugem em nossa ferramenta de trabalho, pois, quanto mais tempo estiver sem uso, mais rápido ela sentirá os efeitos da ação do tempo e se enferrujará. Mas se for utilizada com regularidade estará sempre bem cuidada e a ferrugem não a alcançará.

Assim, quanto mais praticarmos exercícios físicos, mais dispostos nos sentiremos. Aumentaremos a nossa resistência e preservaremos o nosso corpo de uma degeneração mais rápida que o envelhecimento natural a que todos estamos sujeitos.

E, assim como as atividades físicas devem ser regulares, com os exercícios mentais, também não é diferente. Exercitemos a nossa mente com exercícios diários de raciocínio, para que mantenhamos em constante atividade o nosso cérebro. Ele também pode se enferrujar.

A nossa mente precisa estar sempre ocupada com pensamentos positivos e em perfeita sintonia com a vida. E essa sintonia só é alcançada quando conseguimos o equilíbrio entre a saúde física e mental. O grande educador italiano São João Bosco já dizia "água parada cria bicho" e ia mais além ao afirmar "mente desocupada é oficina do Diabo".

Pensemos nisso nesta terça-feira. Deus nos quer saudáveis e felizes na fórmula do provérbio latino: "Mens sana in corpore sano", "uma mente sã em um corpo são". E a vida está aí pra ser vivida na sua plenitude e na felicidade.







  • Fontes: CLAUDIO RODRIGUES