| 72

honrar pai e mãe.

Os Idosos merecem a honra e o respeito dos filhos e da sociedade:

É lamentável perceber como as relações familiares estão abaladas atualmente pelas divisões causadas por brigas, divisões, disputas por heranças entre outros. Raras são as famílias , nas quais não há brigas por heranças. Muitas vezes morrem os pais e a família desintegra.
Na frenética vida moderna as relações fraternas do comer juntos, do apoio mútuo estão esquecidas em muitos núcleos familiares.
Em nosso tempo, as famílias passam por momentos de crise. Novos modelos de família surgem. Nesse contexto qual o significado do mandamento de honrar pai e mãe? Principalmente os pais idosos.
O quinto mandamento é o único que vem com uma promessa de recompensa, ao afirmar: “Honra teu pai e tua mãe, conforme te ordenou Javé teu Deus, para que teus dias se prolonguem e tudo corra bem na terra que o Senhor teu Deus te dá” (Dt 5,16). É um mandamento positivo.
Honrar pai e mãe é um mandamento direcionado aos filhos, os quais tem o dever de honrar os pais. Respeitar a autoridade paterna/materna. Os pais são transmissores da vida. Aos filhos adultos prescreve a assistência humana e financeira aos pais idosos, quando incapazes de se manterem.
O pai e mãe são os transmissores da vida e das bênçãos divinas para os filhos. Daí a nossa tradição de pedir bênçãos aos pais. O prover o sustento financeiro dos pais na velhice significa agir como Deus que sempre tem cuidado para com os pobres e necessitados.
O idoso , depois de uma vida de dedicação aos filhos, merece respeito e assistência dos filhos. Pais e mães idosos muitas vezes voltam a ser crianças necessitadas, como foram os seus filhos. Jesus, no momento de sua morte na cruz, demonstrou ser um filho exemplar ao pedir a João que cuidasse da sua mãe (Jo 19, 25-27).
Os idosos merecem a honra e o respeito dos seus filhos e da sociedade. “Não despreze um homem em sua velhice, porque muitos de nós envelhecemos “ (Eclo 8,6).
Promover e respeitar a vida doa pais idosos é fazer justiça. Assim, a vida como dom e oferta pode continuar no ciclo da existência humana que não para com a morte.
A sabedoria de Eclesiástico é confirmada nos conselhos dados aos filhos: “ Filho, cuida de teu pai na velhice, não o desgostes em vida. Mesmo que esteja perdendo a lucidez, não o menospreze, tu que estás em pleno vigor” (Eclo 3, 12-13).
Existem muitas feridas abertas nas relações familiares que não cicatrizam por falta de diálogo. Há filhos que levam seus pais para um asilo ou casas de repouso e aí os abandonam até que a morte os leve. Filhos abastados não aceitam prover o sustento de pais empobrecidos ou em dificuldades financeiras.
Em tudo isso percebemos: a falta de perdão, de amor, de misericórdia, de fé, de compreensão e do firme propósito de resgatar os laços familiares. Como diz uma canção Oração pela Família do Pe. Zezinho: “Que nenhuma família termine por falta de amor”. E podemos acrescentar: nem por falta de cuidado, de amor, de perdão, de pão, de afeto.
12.07.2022 Prof. Dr. José Pereira da Silva











  • Fontes: PROFESSOR DR. JOSÉ PEREIRA DA SILVA