• Home
  • Atualidade
  • Artista visual Gabriel Almeida lança o livro 'SALVAR COMO' na Lona Galeria
| 39

Artista visual Gabriel Almeida lança o livro 'SALVAR COMO' na Lona Galeria

Caderno de aquarelas produzido em nove meses de isolamento será lançado no próximo sábado, dia 20 de agosto, às 13h, em São Paulo

O caderno de aquarelas produzido pelo artista visual Gabriel Almeida em nove meses de isolamento, durante a pandemia, se transformou no livro “SALVAR COMO”, que será lançado no dia 20 de agosto, sábado, das 13h às 17h, na Lona Galeria, em São Paulo. O projeto, contemplado pelo Edital de Artes Visuais da Lei Aldir Blanc, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado de Goiás, é uma reprodução fiel, com as mesmas dimensões e sequência de páginas, do material criado pelo artista entre dezembro de 2020 e agosto de 2021, em estado de profundo retiro social.

“O período no Brasil foi marcado pelo espalhamento de variantes virais mais perigosas da pandemia de covid-19 e o angustiante aguardo pelas primeiras doses da vacina em meio ao caos governamental”, afirma o artista. Segundo ele, nesse cenário, as telas dos dispositivos eletrônicos se tornaram janelas para um mundo materialmente inacessível. “O uso da internet se intensificou, as redes sociais se tornaram via pública, dando palco para os acontecimentos mundiais”, comenta.

As quarenta pinturas reproduzidas no livro são representações de imagens encontradas ao acaso pelas redes sociais, algumas extremamente populares, outras desconhecidas. Pintadas em sequência, elas passam a se ressignificar mutuamente.

“O livro é um formato muito valioso no trabalho de arte, tem um gigantesco potencial de disseminação, cruzando fronteiras e atravessando gerações. Pode condensar uma grande quantidade de informação e ainda assim manter-se em um formato compacto. Queria que meu livro trouxesse a aura do caderno original, que a experiência de folheá-lo, ou abrir em qualquer página ao acaso, carregasse a essência do que foi cuidadosamente trabalhado em cada uma das aquarelas”, afirma Gabriel Almeida.

De acordo com o coordenador de edição do trabalho, Eder Ribeiro, “SALVAR COMO” é uma obra aberta, que propõe reflexões sobre a sociedade e o cotidiano. “O livro de artista de Gabriel Almeida revela, em um inventário de imagens, a natureza surreal do mundo que nos cerca. Uma espécie de diário visual e de reflexões, a um só tempo pessoal e coletiva”, alega.



Imagens populares

Através da pintura, o paulistano Gabriel Almeida, radicado em Goiás, cria cenários fantásticos, com atmosfera onírica, utilizando o repertório de imagens populares contemporâneas disponíveis na internet, como memes, conteúdos virais, fotos e vídeorreportagens insólitas. O artista usa a técnica de pintura minuciosamente aplicada e cria novas possibilidades para essas imagens, manifestando potências e problemáticas nelas contidas, adormecidas pelo excesso, velocidade e imaterialidade desse tipo de conteúdo virtual.



Artistas e colecionadores

A Lona Galeria conta com dois espaços, a galeria, em um sobrado no bairro da Barra Funda, e o anexo, localizado no primeiro andar de um edifício histórico no centro de São Paulo. Tem como missão o desenvolvimento de carreira de artistas emergentes, a formação de novos colecionadores e a consequente ampliação sustentável do mercado de arte contemporânea.



Lançamento do livro “SALVAR COMO”

20 de agosto, sábado, das 13h às 17h

Rua brigadeiro Galvão, 990, Barra Funda, São Paulo

Whatsapp – (11) 9 9403 0023

Valor do livro R$ 95,00






  • Fontes: FABRÍCIO JUNQUEIRA

Últimas Notícias