• Home
  • Política
  • Após uma semana de 'apagão', Prefeitura de Taubaté dá novo prazo para restabelecer serviços informatizados
| 186

Após uma semana de 'apagão', Prefeitura de Taubaté dá novo prazo para restabelecer serviços informatizados

Após uma semana de 'apagão', a Prefeitura de Taubaté continua com parte dos serviços informatizados fora do ar neste final de semana.

O prazo dado pela administração para o retorno dos serviços online era sexta-feira (6), mas serviços como 2ª via do IPTU, por exemplo, seguiam fora do ar no fim de semana. Em nota, a prefeitura informou que os sistemas devem voltar a funcionar totalmente na terça-feira (10).

A interrupção foi feita para que a nova empresa de sistema informatizado assuma o serviço. Segundo a gestão, o contrato é de R$ 4,9 milhões para a manutenção do sistema por dois anos.

O comunicado de que os sistemas informatizados seriam interrompidos foi dado no sábado (30), através de uma postagem nas redes sociais da prefeitura. De acordo com o informe, o sistema estaria suspenso a partir de segunda-feira (2), porém, nos comentários da postagem, moradores reclamavam que, já no domingo (1), a página de acesso a alguns serviços estava fora do ar.
Ainda no comunicado, o prazo dado para o retorno dos serviços online foi estipulado como sendo sexta-feira (6). Porém, no sábado (7), os sistemas ainda não haviam sido totalmente normalizados.

Procurada pelo g1, a gestão informou que a demora se dá pela lentidão na migração dos dados para o novo sistema. Serviços relacionados à emissão de Nota Fiscal já foram retomados.

A prefeitura disse também que os serviços voltarão gradualmente. Segundo a nota, no sábado, a emissão de notas fiscais voltou a funcionar. Os outros serviços, como parcelamento e impressão de segunda via de IPTU, devem retornar na terça-feira (10).

De acordo com a gestão, para que nenhum munícipe seja prejudicado, as certidões continuam com vencimento prorrogado por 90 dias, os parcelamentos com vencimento de 3 de maio a 2 de junho foram prorrogados até 10 junho e os protestos extrajudiciais de maio estão suspensos.

'Apagão' não é novidade
Esse é o segundo 'apagão' no sistema neste ano. Em março, a prefeitura ficou com o sistema fora do ar quando o contrato com a antiga prestadora terminou antes que conseguissem concluir a licitação para a nova empresa. À época, a gestão teve que mudar a data de pagamento do IPTU porque o sistema caiu, impedindo as emissões de boleto.


Após a primeira interrupção, a prefeitura estendeu o contrato com a antiga prestadora até que a nova empresa assumisse. A empresa que ficará responsável pelo serviço é a Etherium Technology.

A empresa está assumindo todo o sistema informatizado da prefeitura, que abriga desde emissão de notas de empresas, protocolos de documentos, processos administrativos, até acesso a segunda via de carnês de IPTU e todos os serviços que são pedidos online.






  • Fontes: G1 VALE DO PARAIBA e REGIÃO

Últimas Notícias