• Home
  • Artes
  • Ciclo do café no Vale do Paraíba inspira peça de autor de Taubaté
| 106

Ciclo do café no Vale do Paraíba inspira peça de autor de Taubaté

O período do ciclo do café no Vale do Paraíba serviu de inspiração para o autor Rogerio Guarapiran, de Taubaté, escrever o livro de dramaturgia “Bandoleiros de Taubaté”, projeto premiado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, na área de criação e publicação literária, e que reúne uma série de atividades culturais ao longo do ano.

Como parte das ações previstas no projeto, o autor realiza a partir do dia 21 de abril um ciclo de quatro bate-papos sobre os temas “Teatro e Dramaturgia”, “História e Psicologia”, “Literatura e Música”. Os encontros virtuais contam com parceria do programa Artes Brasilis, do apresentador e escritor Nicodemos Sena, e terão transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Letra Selvagem TV, neste link.

O objetivo dos bate-papos é compartilhar a pesquisa para o livro e divulgar os processos de criação literária para o teatro. Participam dramaturgas, psicólogos, músico, ator e atriz para debater sobre temas históricos e artísticos que envolvem a criação e a publicação de obras de dramaturgia no Brasil.
Carlos Ramos, Daniel Severo, Leandro Neves, Nicodemos Sena, Silvia Gomez, Michele Ferreira, Karen Sacconi, Paulo Raposo, Fernanda Ventura e Renan Rovida contribuem com os debates. (veja o perfil completo dos convidados em guarapiran.blogspot.com).

O ciclo de bate-papos ocorrerá sempre às quintas-feiras, às 19h, com início no dia 21 de abril. O tema do primeiro encontro será “Monteiro Lobato e a escravidão”; no dia 28 de abril, o bate-papo abordará “A publicação de dramaturgas”; já no dia 5 de maio, o tema será: “O processo de criação de dramaturgia”.

Fechando a programação, dia 12 de maio, ocorrerá um sarau musical, com o Paulo Raposo, e leitura dramática da obra “Bandoleiros de Taubaté”.






  • Fontes: O VALE

Últimas Notícias