• Home
  • Atualidade
  • Projeto “No Movimento das Águas” leva conhecimento sustentável à população de Piquete
| 122

Projeto “No Movimento das Águas” leva conhecimento sustentável à população de Piquete

Ação cultural aborda relação afetiva e ambiental das pessoas com a água

O bairro do Benfica, em Piquete-SP, recebeu, no primeiro final de semana de abril, uma movimentação diferente: um grupo de munícipes participaram de oficinas que resultaram na instalação de “jardim filtrante”, tecnologia ambiental de baixo custo que reaproveita a água de pias e tanques para a rega de hortas.

A ação reuniu 20 participantes inscritos no projeto cultural “No Movimento das Águas”, que visa abordar a relação afetiva e ambiental de comunidades com recursos hídricos de seus territórios. Além das oficinas, foram captados depoimentos de personagens locais para compor um vídeo documentário que será lançado em maio.

As atividades começaram no dia 31 de março, com uma parte teórica no qual destacou os conceitos de manejo, gestão hídrica e permacultura, o planejamento e execução de ocupações humanas sustentáveis, unindo as práticas ancestrais aos modernos conhecimentos das ciências sob a ótica ecológica.

No sábado, dia 2 de abril, os participantes se deslocaram ao bairro rural do Benfica, onde puderam colocar em prática todo conhecimento adquirido, com a instalação de um jardim filtrante. Para a diretora executiva da Fundação, Rita Martins, “Tivemos um grupo muito interativo, que questionaram e gostaram da abordagem oferecida. Levamos o conceito de como aproveitar ao máximo o recurso natural e ter consciência do seu valor, principalmente em casa. Foi inspirador!”, contou Martins.

O projeto cultural, executado pela Fundação Energia e Saneamento, conta com o patrocínio da Águas Piquete e Grupo Iguá Saneamento. "Essa ação é mais uma oportunidade de oferecer acesso à educação ambiental aos moradores de Piquete. Constantemente, procuramos orientar os clientes sobre a importância de fazer o uso consciente e a adoção de novos hábitos sustentáveis, pensando sempre no futuro do planeta”, disse o diretor da Águas Piquete, Mateus Banaco.

Sobre a Fundação Energia e Saneamento

Desde 1998, a Fundação Energia e Saneamento inspira pessoas sobre o valor da água e energia para a vida, por meio da pesquisa, preservação e divulgação do patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio das unidades do Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis), realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais.
Facebook: @museudaenergia
Instagram: @museudaenergia
YouTube: Museu da Energia
Site: https://www.energiaesaneamento.org.br/

Sobre a Águas Piquete - Por meio de concessão plena com prazo de 30 anos, a Águas Piquete assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município de Piquete/SP em 2010. A empresa atende cerca de 13 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 38 municípios com 18 operações e que alcança cerca de 7,1 milhões de pessoas, com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil. #águaspiquete #prefeituradepiquete

Sobre a Iguá Saneamento: Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – com 18 operações que beneficiam cerca de 7,1 milhões de pessoas.







Mais Fotos

  • Fontes: FABRÍCIO JUNQUEIRA

Últimas Notícias