• Home
  • BOMBEIRO
  • Carcará é resgatado após se chocar contra fiação de cerca elétrica em Taubaté
| 89

Carcará é resgatado após se chocar contra fiação de cerca elétrica em Taubaté

Um Carcará foi resgatado na manhã desta terça-feira (3) após se chocar contra a fiação de uma cerca elétrica em Taubaté (SP).

Segundo o Corpo de Bombeiros, o incidente com a ave aconteceu Rua Coronel Augusto Monteiro, região central da cidade. O animal não teve ferimentos e foi devolvido à natureza pelos agentes.

A espécie é uma das aves de rapina mais conhecidas do Brasil e, ao contrário do que muita gente pensa, é considerada um falcão e não um gavião.

Em geral, o Carcará mede de 50 a 60 centímetros e tem a envergadura de 123 centímetros. A plumagem é característica: tem o topo da cabeça escuro, o pescoço claro e o peito estriado. O bico é curvo e característico das aves de rapina. Os pés são amarelos e contrastam com as asas e o dorso marrom.

Uma curiosidade é que a espécie tem uma parte sem penas perto dos olhos. Esta região é chamada de cera e pode indicar o “temperamento” da ave. A área nua apresenta variações de cores de acordo com o “humor” do rapinante. Quando o caracará está em repouso, a cera torna-se vermelha ou alaranjada. Em um momento de ação ou de disputa de alimento com outro indivíduo, a cera fica amarelada.


O carcará tem uma vocalização característica, que parece soar o próprio nome. Em algumas ocasiões, pode inclinar a cabeça para trás. Este, porém, é um hábito diferente de se observar.

Alimenta-se de outros animais como pombas, cobras, lagartixas, anfíbios e também de carniça. É comum de ser encontrado às margens de rodovias, áreas queimadas e até a beira-mar.

A ave ocorre da Flórida à Terra do Fogo e também em quase todo o Brasil, onde as maiores concentrações da espécie estão no Sudeste e no Nordeste.






  • Fontes: G1 VALE DO PARAIBA e REGIÃO

Últimas Notícias