| 203

A FESTA DE QUIRIRIM

Está chegando mais uma Festa de Quiririm.
***
Senta que lá vem história.
***
O Diário Oficial do Império em Janeiro de 1889 publicou o seguinte:
***
"Aos cinco dias do mês de Janeiro de 1889 o conselheiro Antonio da Silva Prado e o fazendeiro taubateano FRANCISCO DE PAULA TOLEDO acordam entre si a fundação de um núcleo colonial na fazenda deste último situada no município de Taubaté".
***
O Governo Imperial obriga-se a dividir e demarcar em lotes rurais toda a área da fazenda em Quiririm que foi julgada apropriada para o estabelecimento dos imigrantes italianos enquanto não forem construídas as casas em que eles deverão habitar no lotes e a construção de uma capela.
***
* Construir os caminhos necessários entre a sede do núcleo até a Estação de da Estrada de Ferro.
* Transportar até a sede os imigrantes que se destinarem ao núcleo.
* Pagar ao doutor Francisco de Paula Toledo a quantia de 10 contos de Réis como indenização das benfeitorias existentes.
***
O doutor Francisco de Paula Toledo cede sem direito de remuneração alguma metade da área medida para os lotes rurais e obriga-se a vender os lotes aos imigrantes por preço pagável a vista ou e prestações anuais.
***
Os trabalhadores terão acesso à fazenda logo que o doutor Francisco fizer entrega livre e desembaraçada a área o que deverá acontecer no prazo máximo de dois meses.
***
Fica livre o governo enviar e estabelecer imigrantes no novo núcleo tão logo entender conveniente.
***
O governo nomeará pessoal técnico de sua escolha e confiança para o trabalho de administração do núcleo.
***
Uma vez entregue a Fazenda de Quiririm o proprietário não terá nenhum domínio sobre a fazenda, salvo quanto aos lotes que lhe couberem.
***
Por haver acordado se lavrou o presente contrato que vai assinado pelos contratantes acima declarados".
***
A foto que minhas secretinas escolheram nos meus Archivos Implacáveis, mostra um dos grupos de dança formado por descendentes dos imigrantes - Piccola Tarantela - que se apresenta durante a festa no palco com outras atrações musicais e gastronômicas relacionadas à maravilhosa cultura italiana que faz parte da vida de todos nós
***
Isso posto...."Facciamo l´amore...non la guerra..."
***
Mais um texto que faz parte de meu livro "Tribos de Taubaté" de 2018 - esgotado.
***






  • Fontes: JOSE DINIZ JUNIOR

Últimas Notícias