• Home
  • Atualidade
  • Prova de vida, do INSS, tem novo calendário em 2022; veja formas de realizar o procedimento sem sair de casa
| 96

Prova de vida, do INSS, tem novo calendário em 2022; veja formas de realizar o procedimento sem sair de casa

Como fazer a prova de vida
A prova de vida do INSS deve ser feita no banco responsável pelo pagamento do benefício. O procedimento pode ser feito nos caixas eletrônicos, com uso da biometria, ou presencialmente, nas agências bancárias. Algumas instituições financeiras, contudo, oferecem o serviço via internet banking ou por aplicativo. Portanto, é possível fazer a prova de vida online.
Os segurados com biometria facial cadastrada no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também podem fazer a prova de vida de forma eletrônica, no aplicativo Meu INSS.

Idosos a partir de 80 anos ou pessoas com dificuldade de locomoção podem pedir visita em domicílio. Mas, nesse caso, é necessário agendar um horário pelo telefone 135 ou do app Meu INSS.

leia mais sobre aposentadoria
Não fez a prova de vida? Conheça as consequências
A não realização do cadastramento não implica o cancelamento imediato do benefício. Antes disso, há duas etapas: bloqueio e suspensão do pagamento. Quem tiver o benefício suspenso em fevereiro entrará na etapa de suspensão três meses mais tarde. Se ainda assim não atualizar os dados nessa segunda etapa, o benefício será cancelado.






  • Fontes: MEON

Últimas Notícias


Notícias relacionadas