| 86

É a vaidade aflorando.

*REFLEXÃO DO DIA*
24.01.22

Embora tantas vezes possamos fazer coisas boas e ações generosas pelo próximo, quase sempre, mencionamos nossos atos de “bondade”, mesmo secretamente, ansiando por aprovação.

Quando divulgamos nossas boas ações e nossa generosidade para alguém mais, isso nos faz sentir pessoas especiais, nos faz lembrar de como somos bons e que, portanto, merecemos também generosidade. É a vaidade aflorando.

Embora todas as boas atitudes possam ser intrinsicamente maravilhosas, há algo ainda mais mágico e dignificante: é quando se faz alguma coisa realmente generosa e não se menciona o ato para ninguém.

E aí, sempre nos sentiremos verdadeiramente bem quando fizermos aos outros uma doação de nós mesmos. Ao invés de diluirmos os sentimentos positivos contando o fato para os outros e mantendo-o para nós mesmos, reteremos todos os fluidos positivos da boa ação.

Verdade é que se deve doar pelo simples prazer da doação, sem pensar em receber algo em troca. É isso, precisamente, o que fazemos quando não mencionamos nossa generosidade para os outros. É bíblico “o que a mão direita faz, a mão esquerda não precisa saber”.

Nossa recompensa passa a ser, então, os calorosos sentimentos emanados do ato de doar. Assim, sempre que fizermos algo de bom para alguém, guardemos isso para nós e nos rejubilaremos na abundante graça da doação.

Esta segunda-feira, é sim, um excelente dia para a prática de boas ações. Por que não darmos uma pitada a mais de felicidade em nossa vida, iniciando a semana com pelo menos uma boa ação?






  • Fontes: CLAUDIO RODRIGUES