| 131

Todos nós ansiamos pela paz.

Até guerras são criadas em seu nome. Já ouvimos tantas vezes a famosa frase latina: “Si vis pacem, para bellum”. Na boa tradução: “Se queres a paz, prepara-te para a guerra". Isto é, quanto mais preparados e fortes estivermos mais incutiremos temor e respeito, mesmo que pelo medo de atacar.

Porém, jamais conheceremos a verdadeira paz enquanto houver intolerância, desunião, ódio, ganância e fome de poder. A paz existe sim, e está ao nosso alcance, mas precisa ser buscada, precisa ser construída.

Podemos trazê-la para dentro do nosso ser e da nossa vida, se abrirmos caminho para que o amor incondicional se manifeste através de nós. O melhor movimento em favor da paz deve estar alicerçado num coração repleto de amor e de tolerância.

Ela brotará de forma natural dentro de cada coração, e sem a necessidade de se falar sobre ela ou de proclamarmos sua existência. Ela simplesmente existirá, sem a necessidade de qualquer contenda.

Como estaremos em paz conosco mesmos? Ora, se valorizarmos a vida, nos preocupando conosco mesmos e com nossos semelhantes, se enxergarmos tudo com os olhos do coração e da alma, se reconhecermos agradecidos a perfeição que a vida contém, se respeitarmos todas as maravilhas da Criação Divina.

Então, possuiremos o verdadeiro amor incondicional e nele encontraremos a paz que tanto almejamos. E, estando em paz, ela será a nossa contagiante realidade.

Que tal pensarmos nisso, nesta segunda-feira e iniciarmos uma semana sem qualquer animosidade por onde passarmos ou estivermos?






  • Fontes: HÉCTOR GUERRERO e CLÁUDIO RODRIGUES