| 101

SENTIMENTO DE VERGONHA

REFLEXÃO DO DIA
20.11.21

Vergonha é um sentimento que surge quando há algo de errado conosco. A nossa alma possui a capacidade de evoluir e se desenvolver. Mas para se desenvolver são necessárias experiências de vida que dêem embasamento à sabedoria.

Quando usamos nossa sabedoria, percebemos que existe um grande leque de opções e escolhas. Contudo, quando não se tem experiência, se formam opiniões vagas ou elas nem mesmo acontecem.

Não importa o que pareça que a pessoa esteja vivenciando, suas experiências são resultados de um anseio profundo da alma em conhecer o que a vida contém.

Cometer um aparente "erro" por uma ignorância não é um crime perante o universo ou perante o Criador, mas ignorar o que se sabe, apenas para satisfazer algum desejo ou capricho do ego, significa esquecer o amor e a sabedoria.

A consciência que nos cobra é uma vergonha saudável, é o exercício da sabedoria empenhada em fazer escolhas apropriadas. Mas viver uma vida baseada na vergonha, seria como afirmar que é errado aprender com as experiências. Essa prática limita nossas ações e impede nossa evolução.

Para evitarmos os riscos da vergonha e curarmos a que possuirmos é necessário que amemos todas as experiências que tivermos, e nos permitirmos aprender com elas. São as melhores lições de vida!

Decidamos, neste sábado, dar maior valor às experiências diárias, e assim, aprenderemos sempre, pois, a vida é a nossa melhor escola.






  • Fontes: HÉCTOR GUERRERO e CLÁUDIO RODRIGUES