| 79

AVALIAR AS CRITICAS QUE RECEBEMOS

REFLEXÃO DO DIA
24.10.21

Normalmente, as coisas não são fáceis pra gente, pois, enfrentamos tantos problemas no dia a dia! E mesmo superando muitos deles, às vezes, somos alvos de críticas, muitas delas maldosas e infundadas, nos deixando irritados e, não raro, desanimados.

É importante que saibamos avaliar as críticas que recebemos. Primeiramente identificando de onde vieram e quem as fez, separando as construtivas das destrutivas. Se soubermos identificá-las, poderemos utilizá-las em benefício do nosso crescimento interior e profissional.

Assim, não nos zanguemos com nosso chefe, com algum nosso familiar, ou mesmo com nossos amigos só porque nos chamaram a atenção, sem antes avaliarmos com sinceridade a nossa conduta. Podemos estar errados, por que não? Somos seres humanos!

Se aprendemos a gostar dos elogios e até de procurá-los, devemos também aprender a receber críticas com humildade e paciente compreensão. O lucro será sempre nosso.

E não há motivos para desânimo ou tristeza. Não é raro, alguém que nos critica com respeito e carinho estar, de certa forma, nos fazendo um favor, pois, são críticas construtivas. E, quantas vezes, uma pessoa que nos critica mostra um lado da situação que não havíamos percebido?! E isso nos obre os olhos para agirmos melhor.

A partir deste domingo, tentemos ser mais tolerantes com as críticas. Com inteligência, utilizemos as construtivas em nosso benefício, e, com sabedoria, descartemos as destrutivas.






  • Fontes: HÉCTOR GUERRERO e CLÁUDIO RODRIGUES