| 142

ENTREVISTA PÓSTUMA


Bom dia caríssimo JÚLIO GUERRA, perdão por este Barão de P4 ter atrapalhado o seu "descanso eterno", mas o mundo está tão chato sem personalidades como a sua, que não resisti. Prometo não me alongar.
* * *
Senta que lá vem história...como eu digo sempre aos meus leitores.
* * *
BARÃO - Você não teve a chance de ver um personagem chamado "Justo Veríssimo" criado por um comediante chamado Chico Anísio que deve ter sido inspirado em você, que também ridicularizava o "político" com suas mentiras eleitoreiras.
* * *
JÚLIO - Pois é senhor Barão, até já conversei com esse comediante que também está "descansando" por aqui há algum tempo cobrando dele o que vocês chamam de direitos autorais por minha criação.
* * *
BARÃO - Lembra quando foi que você lançou a sua Plataforma de Candidato à Prefeito de Taubaté?
* * *
JÚLIO - E esta aqui que tenho guardado, amigo Barão. Veja a data: 29 de Dezembro de 1957, uma Plataforma que o zé povinho que se reunia todos os dias na Praça Dom Epaminondas se encarregou de divulgar.
* * *
BARÃO - Na sua plataforma você promete, dentre outras coisas, instalar um Campo de Nudismo para "proporcionar apuro de condições físicas à mocidade". Você gostava de ver "o bicho solto"?
* * *
JÚLIO - Ora, ora, ora, Barão, foi apenas mais uma brincadeira, naqueles anos ainda não havia essa putaria de hoje em dia. Preciso lembrar que a pílula anticoncepcional só viria anos mais tarde para proporcionar aquilo que você chama de "estouro da boiada"?
* * *
BARÃO - O mais divertido da sua Plataforma é a promessa de trazer o mar de Ubatuba até o Bairro do Belém em Taubaté.
* * *
JÚLIO - E não tenho razão? Nos anos em que eu vivi uma viagem até Ubatuba era um verdadeiro tormento. Uma estrada horrível, uma Serra perigosa, sem contar que o zé povinho ia de caminhão levando toda a família pois uns poucos tinham carro.
* * *
BARÃO - E a promessa do bondinho até o Cristo Redentor como é no Rio de Janeiro?
* * *
JÚLIO - Você está vendo que toda a minha Plataforma visava o bem estar do zé povinho, eternamente enfrentando dificuldades para tirar o estressa do trabalho. Não por acaso aumentou muito aqueles que você chama de atletas dos esportes engarrafados.
* * *
BARÃO - E a promessa de colocar camadas de espumas de borracha sobre os paralelepípedos do centro da cidade?
* * *
JÚLIO - Como sempre tivemos um exército de bicicletas em Taubaté, cansei de ver pessoas ralando braços e joelhos em quedas nas ruas. Substituindo as pedras por borrachas isso não mais acontrceria.
* * *
BARÃO - E retirar todas as subidas da cidade para poupar esforços?
* * *
JÚLIO - Hoje em dia vejo aqui de cima muita gente correndo para manter a forma física, mas no meu tempo não existia isso, o zé povinho trabalhava muito e comia pouco. Não havia tanta gente gorda como agora.
* * *
BARÃO - Em 1957 você já prometia fazer um campo de aviação para os Discos Voadores.
* * *
JÚLIO - Eu me divirto vendo neste tenebroso ano de 2021, com tantos satélites circulando em torno da Terra, que vocês já sabem que seres de outros planetas estão circulando entre vocês. Me diga Barão. Por que com um universo tão grande apenas a nossa Terra teria seres mais ou menos inteligentes?
* * *
BARÃO - Que ideia foi essa de posar de boxeador para a nossa entrevista de hoje?
* * *
JÚLIO - Desculpe Barão, suas secretinas estão te enganando. Essa foto não foi feita para a nossa entrevista. Quando Éder Jofre sagrou-se campeão de boxe, eu que nunca gostei que Taubaté perdesse pontos em qualquer assunto, desafiei o filho de Kid Jofre para um combate em campo neutro. Mas ele afinou, he he he.
* * *
BARÃO - E a promessa de exigir dos comerciantes uma taxa mensal pra distribuir aos pobres?
* * *
JÚLIO - Ué, mas não é isso mesmo que se faz no Rio de Janeiro a nossa bela Capital Federal com a milícias?
* * *
BARÃO - Júlio, me perdoe, mas a Capital Federal agora é Brasília.
* * *
JÚLIO - Mudou o nome da Capital Federal, mas o Zé Povinho continua tomando onde mesmo?
* * *
BARÃO - Caraaaamba...vejo que mesmo longe você continua sabendo de tudo que acontece na Terra. Te agradeço pela atenção e espero que você continue descansando em paz. Abraços ao Chico Anísio, ele também faz falta, assim como você.






  • Fontes: JOSÉ DINIZ JUNIOR

Últimas Notícias