• Home
  • Esportes
  • INAUGURAÇÃO DO ESTÁDIO "JOAQUIM DE MORAIS FILHO
| 202

INAUGURAÇÃO DO ESTÁDIO "JOAQUIM DE MORAIS FILHO

No dia 14 de Janeiro de 1968 foi inaugurado o Estádio Joaquim de Morais, nome do ex-presidente, que o Zé Povinho da Imprensa esportiva, preferiu chamar de "Joaquinzão".
* * *
Senta que lá vem história.
* * *
Naquele jogo festivo contra o São Paulo Futebol Clube, o time Alviazul que estava licenciado para a construção do Estádio, fez uma verdadeira seleção de jogadores que atuaram apenas para aquele jogo em que o tricolor que era o campeão paulista naquele ano, venceu nosso time por 2 x 1.
* * *
Minhas secretinas Lívida e Fauzi que escolheram a foto para o texto de hoje, informam que o primeiro gol no novo Estádio foi assinalado por um jogador são paulino que atendia pelas iniciais de Lourival.
* * *
A festividade de inauguração foi abençoada pelo cônego Cícero Alvarenga, na qual compareceu a nata da "cartolagem" local.
* * *
O então prefeito Jaurés Guisard - na foto falando no microfone empunhado pelo saudoso Humberto Mendes - tendo ao lado o então governador Laudo Natel - presidente de honra do São Paulo Futebol Clube e as seguinte pessoas.
* * *
José Haroldo de Matos, Savério Mário Ardito, Evandalo Pinto dos Santos, Waldomiro Lemes, Dorival Peixoto, Nelson Campello, José Marcelino de Morais, Enio Pinto, pessoas que faziam parte da diretoria do E.C. Taubaté e que com certeza contribuíram para que aquela construção que durou 12 anos tivesse um final feliz na carrancuda manhã daquele domingo esportivo de 1968.
* * *
Durante os anos em que o torcedor taubateano ficou privado de ver o time profissional da cidade atuando por estar licenciado na Federação Paulista de Futebol, muitos contribuíram para a construção do Estádio, inclusive fazendo mutirões nos finais de semana para que as arquibancadas fossem surgindo em torno do gramado.
* * *
No local do Estádio havia anteriormente uma grande plantação de laranjas da família Guisard que cedeu o terreno para a construção do Estádio.
* * *
O time profissional do Alviazul só voltaria a ser formado com um seleção de jogadores locais para a disputa do Torneio Integração do Vale, que foi o recomeço do time que se sagrou campeão em 1979 derrotando o rival São José no Parque Antártica, uma noite histórica para os torcedores de Taubaté.
* * *
Rebaixado em 1985 para as divisões inferiores, o E.C. Taubaté a cada nova temporada enche de esperanças o torcedor taubateano para a volta à Primeira Divisão do Estado de São Paulo.







  • Fontes: JOSE DINIZ JUNIOR

Últimas Notícias