• Home
  • BOMBEIRO
  • Após cinco dias de combate, bombeiros encerram operação contra incêndio em Campos
| 163

Após cinco dias de combate, bombeiros encerram operação contra incêndio em Campos

O Corpo de Bombeiros concluiu nesta sexta-feira (27) a operação Incêndio em Campos do Jordão, que pôs fim às chamas que surgiram no domingo passado (22), às margens da Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro.

O fogo do dia 22 foi extinto pelos bombeiros de plantão, mas, no dia seguinte, novos focos surgiram rapidamente no bairro Gavião Gonzaga. A partir daí, foi preciso criar uma força-tarefa.

Uniram-se Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Estadual, Defesa Civil de Campos do Jordão e Santo Antônio do Pinhal; Comando de Aviação da Polícia Militar, Fundação Florestal do Estado; prefeituras de Campos do Jordão e Santo Antônio do Pinhal; Sabesp, parques Amantikir, da Cerveja e Tarundu; Hotel Toriba e voluntários da região.

O recursos para apagar o fogo foram concentrados na portaria do Parque Amantikir, onde o posto de comando da operação foi instalado. Helicópteros Águia da PM decolavam do Parque da Cerveja para executar o combate aéreo.

Trabalhos no ar e na terra tiveram de ser combinados, por causa das características geográficas e sazonais.

Sucesso no combate ao incêndio
A operação manteve-se ininterrupta durante os cinco dias, inclusive à noite. Todas as edificações da área atingida foram preservadas, assim como a região de mata nativa.

A operação inteira envolveu mais de 100 pessoas no combate terrestre. Três helicópteros Águia realizaram quase 400 voos de lançamento para levar 190 mil litros d’água.

Nesta sexta-feira, por fim, o último sobrevoo da operação confirmou que os 298 mil m2 atingidos pelo incêndio estão seguros. Porém, este não é o fim dos trabalhos, mas sim o início da fase de monitoramento. Durante esta fase, uma equipe de bombeiros ficará alerta nas próximas 48 horas, caso o fogo recomece nos focos já extintos.






  • Fontes: MEON

Últimas Notícias