• Home
  • Educação
  • Taubaté inaugura a 1ª escola Cívico-Militar da região região do Vale do Paraíba.
| 156

Taubaté inaugura a 1ª escola Cívico-Militar da região região do Vale do Paraíba.

Taubaté inaugura na próxima segunda-feira (23) a placa que, oficialmente, converte a EMEF (Escola Municipal do Ensino Fundamental) Professor Lafayette Rodrigues Pereira numa unidade Cívico-Militar.

Com isso, a unidade de ensino do bairro São Gonçalo, região leste da cidade, passará a ter um conceito de gestão com participação do atual corpo docente, apoiado pelos militares, nas áreas educacionais, didático-pedagógica e administrativa.

De acordo com o Ministério da Educação, Taubaté foi uma das 70 cidades brasileiras selecionadas para a implantação do modelo.

A escola da rede municipal do bairro São Gonçalo foi escolhida por estar localizada numa região considerada de grande vulnerabilidade social -- a meta do Pecim (Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares) é melhorar os indicadores educacionais.

Os militares deverão atuar em oficinas disponibilizadas no contraturno das aulas regulares, com disciplinas voltadas aos alunos do ensino fundamental II.

Atualmente, a escola atende 471 alunos de 6 a 14 anos, do Ensino Fundamental I e II e da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Também oferece aulas em período integral, além das de reforço e atividades com professores especializados.

Segundo a Prefeitura de Taubaté, a prioridade no atendimento será dada aos alunos já matriculados na unidade e para a população que reside nas proximidades da escola.

Sobre o Pecim
O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) deverá ser implantado em 216 escolas do país até 2023, segundo o MEC (Ministério da Educação). Em 2020, foi introduzido em 53 escolas.

A adesão ao Pecim é voluntária, as escolas interessadas devem comunicar a Secretaria de Educação. Nos colégios, os militares dão suporte à gestão escolar e educacional, enquanto professores e demais profissionais da educação continuam responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico.






  • Fontes: MEON

Últimas Notícias