| 241

HIERARQUIA

*BREVIÁRIO MAÇÔNICO*

14 de junho

Origina-se do grego _hierós_, significando admirável, poderoso, e _arkhe_, princípio. É o complexo dos poderes estabelecido de forma ordenada e legítima e abrange qualquer Instituição, seja militar, religiosa, filosófica ou civil.
As autoridades maçônicas existem em uma escala progressiva e afora a autoridade administrativa, sito implica na autoridade ritualística; os maçons que ascendem aos graus superiores são hierarquicamente superiores, obviamente, aos graus inferiores.
Não se trata de uma autoridade intelectual ou individual, mas que compreende superioridade litúrgica.
A Maçonaria subsiste graças à observância dos princípios tradicionais e ao respeito à hierarquia.
Certamente, porque o maçom é um ser humano, portanto falho, há os que abusam da autoridade hierárquica; são casos sempre presentes, mas que devem ser contornados para serem suprimidos com tolerância e amor fraterno; esses comportamentos inusitados têm dado margem ao surgimento de dissenções nocivas; grupos separam-se do poder central e formam novos “poderes”, que podem até prosperar, mas que são vazios e nocivos.
O maçom deve aceitar as distinções hierárquicas com humildade e, assim, exercitar a virtude do bom viver e do amor fraternal.
A humildade encanta, prestigia e traz admiração!

Breviário Maçônico / Rizzardo da Camino.ll






  • Fontes: GRUPO GI APR