| 399

PREVENIR É MELHOR QUE REMEDIAR

Corremos o risco de que um dia não haverá mais recursos suficientes na Terra para abastecer o estilo de vida dos seres humanos a não ser que nós tomemos a atitude necessária para mudar este cenário, deixando um legado positivo ao planeta.
Em uma rápida visão do “mundo” ao qual o conhecemos, vemos que o cenário é de uso irracional de nossas matrizes energéticas e recursos naturais. Basicamente, vivemos em um cotidiano moldado a ser prático, rápido e descartável, coexistindo até com absurdos como o da “banana descascada na bandeja de isopor no mercado”...
E neste contexto, temos que também nos questionar: como é produzida a nossa Energia Elétrica?
Bom, neste quesito temos sim uma, aparentemente, matriz energética limpa, já que grande parte da energia provém de fontes hidrelétricas não poluentes (força da queda d´água).
Porém, um olhar mais profundo sobre o tema revela o grande caos que é a construção de uma grande usina hidrelétrica, como a de Belo Monte. Milhares de hectares sendo alagados e um número sem igual de famílias e animais sendo afetados, além, claro de um custo de dezenas de bilhões de reais...
No entanto, embora ainda desejemos o nosso “ar condicionado no verão de forma barata”, a boa notícia é que existe sim uma saída equilibrada para este impasse: trata-se da geração própria de energia através da Energia Solar Fotovoltaica.
O efeito Fotovoltaico nada mais é do que a “transformação da Luz Solar em corrente elétrica”. É o Sol proporcionando nossa própria energia.
Tal efeito vem proporcionando um avanço tecnológico espetacular nas nossas vidas, trazendo para as casas e empresas uma novidade de resultados surpreendentes. Hoje é possível que qualquer pessoa produza sua própria energia elétrica de forma independente, e sustentável!
A instalação de painéis fotovoltaicos em telhados - as placas solares ou módulos fotovoltaicos - são capazes de gerar eletricidade para as Unidades Consumidoras enquanto há a incidência de raios solares nos mesmos.
Este negócio está tão avançado que desde 2012 é possível economizar na sua conta de luz através da instalação de um sistema fotovoltaico conectado à Rede elétrica da Concessionária (no nosso caso, a EDP BANDEIRANTE). O funcionamento é bem simples: toda a energia gerada por um conjunto de placas fotovoltaicas é utilizada instantaneamente pelo local e, caso haja excedente, esta energia gerada vira crédito para abatimento posterior na sua conta de luz. Assim que é homologada a instalação e o consumidor vira um Microgerador, o local recebe um novo medidor de energia, agora bidirecional, que mede tanto o que entra quanto o que sai de energia entre a casa e o poste. No final, o consumidor é faturado só pelo saldo desta matemática.
O mais interessante de tudo isto é que é uma forma sustentável de gerar energia, pois compreende perfeitamente o tripé da Sustentabilidade, que é ser Ecologicamente correto - gera uma energia limpa; Socialmente positivo - geração de empregos e Economicamente viável - o investimento costuma-se pagar em até 5 anos.
Descubra você também os resultados comprovados da Energia Solar e demonstre o seu amor à Natureza. Além de tudo, irá economizar um bom dinheiro no futuro.








Mais Fotos

  • Fontes: MARCOS VALERIO NETO

Últimas Notícias


Notícias relacionadas