| 932

TRISTEZA DO MARADONA

Cidade de Turim...1990. Dia de jogo da Seleção Brasileira contra a Seleção Argentina. Dia de guerra para nós torcedores.
* * *
Queira sentar-se que lá vem história.
* * *
Logo cedo a rotina de sempre: ir para o Estádio Delle Alpi tentar conseguir ingressos para a tarde. Um clássico do futebol mundial, duas das grandes "escolas do futebol" frente á frente.
* * *
Semanas antes eu me abasteci no Mercado Municipal de Taubaté de dezenas de camisas Canarinhos da Seleção Brasileira - aquelas que custavam 10,00 merrecas...não me lembro a moeda de época...que eu tratava de valorizar com um falcatrua.
* * *
Desenhar em cada camisa a assinatura do Pelé que eu sabia fazer com perfeição.
* * *
Na porta do Estádio os fregueses iam chegando: os ciganos da Hungria, Iuguslávia, ou algo parecido, que disputavam as camisas Canarinhos para também fazer seus negócios.
* * *
Era fácil vender as camisas com "assinaturas do Pelé". Mas os ciganos vinham com pacotes de um dinheiro colorido que cabia dentro de uma caixa de sapatos.
* * *
Eu disse: "Esse dinheiro eu não quero...tem que ser em dólar".
* * *
(Não me pergunte como um brasileiro e um cigano da Hungria se entendiam, cada um com sua língua).
* * *
Me faziam prometer que eu não sairia das imediações do Estádio Delle Alpi com o meu pacote de camisas, até que as casas de câmbio abrissem para trocar aqueles papéis coloridos por dinheiro de verdade
* * *
Com dólar era só procurar os cambistas para os ingressos para
mim e meu filho Dennis (com 13 anos) em sua segunda Copa do Mundo.
* * *
Lanche feito, cervejas e samba rolando, chegou a hora do jogo.
* * *
O Estádio Delle Alpi nós dividíamos com a torcida argentina com a força dos italianos que torciam por Don Diego que jogava no Napoli na Itália.
* * *
Torcida barulhenta com seus tambores, sem o ritmo do nosso samba.
* * *
Jogo rolando Don Diego deixa o companheiro Canigia na frente do nosso goleiro Tafarel que marca para os argentinos.
* * *
Guardei o pesado surdo do Bloco Vai Quem Quer que estava comigo.
* * *
Para nos provocar os torcedores argentinos invadiram nosso espaço com seu cantos de guerra.
* * *
Por pouco eu não uso o surdo do Vai Quem Quer para dar início ao confronto, arremessando-o na cabeça de um deles. Mas me lembrei do Dennis ao meu lado com seus 13 anos.
* * *
O surdo se calou, nos recolhemos todos, acabou a cantoria, o comércio de camisetas Canarinhos, deixamos do Estádio Delle Alpi suportando aquela cantoria enaltecendo Don Diego.
* * *
Foi a única vez que vi pessoalmente esse gênio em campo. Um dia inesquecível proporcionado por um dos maiores que vi jogar.
(JOSÉ DINIZ JUNIOR)






  • Fontes: JOSÉ DINIZ JUNIOR