| 150

SE ALGO DER ERRADO, TENTEMOS DE NOVO.

REFLEXÃO DO DIA
17.11.20

Se algo que fizemos durante o dia deu errado, tentemos novamente e não desistamos. Com humildade, reconheçamos nossa falha e experimentemos fazer diferente.

Fazer, toda noite, um balanço das ações do dia nos ajuda a tomarmos consciência do que nos aconteceu de positivo ou negativo. Se foi positivo podemos nos alegrar, se não foi, temos a chance de impedir a repetição do que nos prejudicou.

Acontece muito, quando algo não dá certo, as pessoas se desesperarem, entrando em conflito interior, o que pode provocar o mau humor e o estresse. Não percebem que as experiências ruins forjam a sabedoria e nos dão o necessário conhecimento para crescermos na vida.

Os erros, quando reconhecidos com humildade, são como vacinas que vão imunizando o nosso espírito e a nossa mente, nos tornando resistentes a males semelhantes no futuro.

Isso nos dá firmeza e sabedoria, se tornando um grande trunfo que nos permite fazer opções, mudando o caminho, refazendo os planos, agindo de forma diferente até alcançarmos o nosso objetivo. O balanço da nossa vida diária, no mínimo, nos permite saber o que deu certo ou errado.

Neste caso, teremos a vantagem de sabermos que oportunidades surgem todos os dias, e é preciso estarmos atentos para enxergá-las. E com esperança renovada por novos valores, estaremos melhor preparados para novas escolhas em busca de um destino melhor.

Atentemos, também, para um o importante alerta: o sucesso das façanhas podem nos tornar presunçosos, arrogantes e vaidosos, o que impedirá o importante aprendizado com os erros que devem, sim, nos obrigar ao recolhimento em nós mesmos, nos devolvendo a prudência que, muitas vezes, o sucesso consome.

Nesta terça-feira, nos lembremos de que, os nossos erros podem nos beneficiar tanto ou mais que os nossos acertos.






  • Fontes: HÉCTOR GUERRERO e CLÁUDIO RODRIGUES