| 405

O TRÂNSITO EM TAUBATÉ.....



Como você não sabe, foi em fevereiro de 1945 que o interventor Federal de São Paulo elevou de categoria a Delegacia de Polícia de Taubaté, de terceira para segunda classe, Regional, passando todas as demais 18 cidades da região subordinadas à Delegacia de Taubaté.
* * *
Queira sentar-se que lá vem história.
* * *
Taubaté em 1945 tinha uma população urbana de 28 mil pessoas e uma população total de 40 mil.
* * *
A sede da Delegacia de Polícia ficava na Rua Visconde do Rio Branco onde no futuro seria a Cantina Toscana da família Tadeucci.
* * *
Como delegado de polícia foi nomeado o bacharel Gumercindo Soares Meirelles, "recentemente promovido, por merecimento, em virtude dos bons e relevantes serviços prestados à Polícia".
* * *
Anexo à Delegacia de Polícia ficava uma secção do Serviço de Trânsito, cujo titular era Joaquim da Cunha (foto) "funcionário competente e honesto" segundo relato no jornal.
* * *
Neste ano de 2020 Taubaté registra números inimagináveis 75 anos depois. Uma população de 315 mil habitantes com cerca de 200 mil veículos circulando, nas mesmas ruas de 1945, o que explica os congestionamentos desgastantes nos horários de pico.
* * *
Só para você ver como as coisas mudaram, trago os números do Trânsito de Taubaté no ano de 1945.
* * *
"No corrente ano até esta data, foram licenciados neste município cerca de 265 veículos tração a motor, assim distribuídos:
* * *
Automóveis Particulares - 116
Automóveis de Aluguel - 26
Caminhões - 96
Ônibus - 5
Motocicletas - 12
Oficiais - 10
Bicicletas - 1.215
Carroças e Charretes - 277
* * *
Na mesma Delegacia funcionava uma Estação de Rádio Patrulha, tendo como operador de radiotelegrafista o senhor João Alvarenga Ortiz, pai dos amigos Enéas, Melo, Mascaretti e Márcio.
* * *
Já nos anos 1960 a Delegacia de Polícia mudou-se para a Rua das Palmeiras até que com a construção da Avenida Juscelino Kubitschek a sede da Delegacia fixou-se em definitivo naquela nova avenida.
* * *
Tivemos nos últimos anos bons e maus prefeitos e mais uma vez estamos prestes a escolher aqueles que irão administrar a cidade nos próximos quatro anos.
* * *
As opções são muitas e as pessoas votam conforme a simpatia de cada um, pouco se importando com essa comédia denominada "partidos políticos".
* * *
Ontem eu ouvi uma mulher dizendo que "seu ouvido não está mais prepúcio a ouvir discurso de candidato", mas preferi me fazer de surdo.
* * *
Isso posto, apenas mais um texto para ocasionar os habituais tiroteios que afugentam o marasmo deste Foice Buck Jones.
* * *







Mais Fotos

  • Fontes: JOSÉ DINIZ JUNIOR