| 461

PROJETO PILOTO DE COMPOSTAGEM

Taubaté inicia projeto-piloto de compostagem
A Prefeitura de Taubaté deu início a um projeto-piloto de compostagem desenvolvido pela EcoTaubaté.
O projeto consiste no tratamento dos resíduos orgânicos gerados nas feiras de FLV (Frutas, Legumes e Verduras) e dos resíduos provenientes da poda triturada, utilizando a metodologia de compostagem por aeração forçada.
Os resíduos foram coletados nos dias 21 e 22 de setembro nas feiras do Mercado Municipal, Mercatau e Cecap, foram misturados à poda, na proporção de 30% e 70%, respectivamente. Durante 30 dias, receberam aeração forçada através de um compressor, agora passarão nos próximos 30 dias por um processo de maturação.
A leira, como é chamada a formação da pilha de material orgânico, possui 14 metros de comprimento, 4 m de largura e 1,6 m de altura, com cerca de 11,7 toneladas de resíduos.
O objetivo é utilizar o produto final da compostagem nos parques, canteiros centrais e jardins da cidade.
Como definição, a compostagem é a decomposição biológica e estabilização de substratos orgânicos, gerando um produto final estável, livre de patógenos e sementes de plantas e que pode ser beneficamente aplicado na terra.
A compostagem é uma alternativa ambientalmente correta, segura e definitiva, que contribui diretamente para a redução dos passivos ambientais e atende aos requisitos de destinação final de resíduos conforme preconiza a Política Nacional de Resíduos Sólidos.






  • Fontes: Prefeitura de taubate foto e tecto

Últimas Notícias


Notícias relacionadas