| 536

documento com reivindicações de artesãos ao Executivo

A espera do Prefeito

Um documento com reivindicações de artesãos, levantadas em audiência pública na Câmara de Taubaté dia 29, será encaminhado ao prefeito. O encontro foi realizado por iniciativa do vereador Dentinho (PV).

De acordo com o requerimento nº 1025/2018, o município possui dezenas de artesãos que precisam de espaços de comercialização de seus produtos, e os que existem atualmente são insuficientes para garantir renda mínima a eles.

A partir da discussão sobre espaço para os artesãos, outras demandas foram levantadas pelos participantes, como atualização do cadastramento dos artesãos da cidade e transferência para a Secretaria de Turismo e Cultura da responsabilidade sobre o artesanato no município – atualmente é competência do setor de Serviços Públicos.

Criação de uma cooperativa de artesãos, fomento da cultura do consumo de artesanato, padronização das barracas e maior número de dias de exposição de artesãos na praça Dom Epaminondas também estão entre as reivindicações, assim como a criação de uma casa do artesão.

“Pretendemos expor em parques, praças. Temos, por exemplo, o Sedes. Por que não podemos expor? Poderia haver pelo menor um evento mensal para criar essa cultura”, disse a organizadora de feiras de artesanato beneficentes, Lúcia Valentin.

A presidente da Associação de Artesãos de Taubaté, Rita Ferreira citou a Lei nº 3.770, de 2004, da ex-vereadora Celinha Marques, que instituiu a feira de artesanato, folclore, ciência, arte, esporte e saúde. “Cumprindo a lei, criamos a comissão para ter voz junto à Prefeitura. Queremos que faça valer a lei, queremos continuar na praça, que tenhamos casinhas padronizadas para os artesãos, que as pessoas não associadas não trabalhem na praça, e que não haja produtos 100% industrializados.”

Chefe de Fiscalização da Secretaria de Serviços Públicos, Alex Celso Torres de Jesus negou que haja previsão de proibição de artesãos na Dom Epaminondas. Sobre decreto regulamentador, que irá dispor, por exemplo, de metragem das barracas, afirmou que irá conversar com os artesãos para formatação do documento. Lembrou que o último cadastramento foi em 2014.






  • Fontes: Assessoria de imprensa Câmara Municipal de Taubaté