| 63

. MEMÓRIA

História
A história do Centro de Bacteriologia se confunde com a história do próprio Instituto Adolfo Lutz. Frente às necessidades impostas pelos agravos que se proliferavam no estado de São Paulo na segunda metade do século XIX, e com o desenvolvimento da medicina experimental, em 1892 foi fundado o Instituto Bacteriológico, seguindo o modelo do Instituto Pasteur de Paris de laboratório de saúde pública.
Naquele momento, duas vertentes eram identificáveis: a primeira voltada à pesquisa microbiológica, ao desenvolvimento de técnicas e métodos, e à formação e aprimoramento de recursos humanos neste campo; a segunda, focada na produção de imunobiológicos com aplicação profilática, terapêutica e diagnóstica.
Os serviços prestados pelo Instituto Bacteriológico mantinham-se estritamente afinados aos objetivos de saúde coletiva, particularmente ao modelo sanitário desenvolvido por Emílio Ribas no estado de São Paulo. Nesta época (1893-1908), o Instituto Bacteriológico foi dirigido pelo próprio Adolpho Lutz, que exercia as atividades laboratoriais e ainda as “missões científicas”, que consistiam de trabalhos de campo exploratórios para elucidação da epidemiologia de doenças emergentes ou crônicas, como febre amarela, cólera, peste e das “febres paulistas”.






  • Fontes: FLÁVIO MARQUES DA SILVA