• Home
  • Política
  • Governo de SP reforma e entrega balsas entre Paraibuna e Natividade da Serra
| 80

Governo de SP reforma e entrega balsas entre Paraibuna e Natividade da Serra

O Governo de São Paulo entregou nesta terça-feira (5) quatro embarcações reformadas e modernizadas para o sistema de travessias fluviais na região do Vale do Paraíba. Com um investimento de R$ 6,6 milhões, as novas embarcações serão responsáveis pelo transporte de usuários entre os municípios de Paraibuna e Natividade da Serra, na área do Reservatório de Paraibuna, localizados na região metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

O evento de entrega ocorreu em Natividade da Serra, com a presença do subsecretário de Logística e Transportes da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Denis Gerage Amorim, e do diretor técnico do Departamento Hidroviário (DH), Agnaldo Gonçalves de Almeida Jr. As embarcações alugadas, que atendem três portos (dois em Paraibuna e um em Natividade da Serra), são equipadas com tecnologias que garantem maior conforto, segurança e eficiência no transporte de pedestres e veículos.

Essas travessias são essenciais para a interligação de diversas comunidades da região. No Porto de Natividade da Serra, as embarcações fazem a conexão entre o Centro do município e os bairros de Pouso Alto e Bairro Alto, enquanto no Porto Paraitinga a travessia liga os bairros Capim D’Angola e Ribeirão Branco. Já no Porto Varginha, o transporte conecta os bairros do Comércio (Paraibuna) e de Varginha (Natividade da Serra). O serviço de travessia é gratuito e opera 24 horas por dia, com saídas a cada hora.

Em 2023, o sistema de balsas no Reservatório de Paraibuna transportou mais de 142 mil usuários. Com a renovação das embarcações, o Governo do Estado espera atender ainda mais à demanda da população, garantindo a continuidade de um serviço essencial para a região.

Além das quatro embarcações entregues, o Governo de São Paulo está investindo na modernização do sistema de travessias de diversas regiões, com recursos que já ultrapassam R$ 195 milhões. Esses investimentos incluem a reforma de estruturas de embarque e desembarque, além de melhorias nas embarcações e no sistema de gestão das filas. O Departamento Hidroviário também está preparando a concessão do serviço para atrair investimentos privados, com a abertura de consulta pública prevista para o final de 2024.







  • Fontes: MEON

Últimas Notícias


Notícias relacionadas