| 239

Escutar-se

A capacidade de escutar é fundamental para o ser humano para evitar o risco sempre presente do delírio de onipotência e para que sempre reconheça que foi feito para a relação.
Se observarmos uma criança em seu desenvolvimento veremos que ela aprende a escutar antes de aprender a falar. Como escuto posso falar. Existe alguém que antes de mim me dirige a palavra e posso escurar.
Escutar não é simplesmente ouvir. A escuta que aqui falamos é a capacidade de ligar a cabeça e o coração. Escutar o outro e escutar-se a si mesmo. Alguém escuta-se quando se compreende com o intelecto e se sente com o coração. Escutar também significa reapropriar-se da nossa identidade. O discernimento de nós mesmos exige a escuta profunda do que se passa no nosso interior.
Para reconhecer a nossa realidade mais profunda exige-se a escuta como já lembrava Viktor Frankl. Sem uma escuta atenta as ideias ficam sem pernas e podemos construir castelos na areia. Existe muitas vozes e podemos nos enganar portanto a escuta deve levar ao discernimento.
Uma escuta progressiva e sempre mais profunda de nós mesmos vai mostrando e integrando as dimensões essenciais da pessoa.
É preciso estar pronto para se escutar e acolher o que se escuta interiormente; isso torna-se difícil na agitação e no barulho ensurdecedor. É uma escuta que não pode permanecer na superfície porém ir atingindo níveis mais profundos, onde agem os dinamismos psíquicos e espirituais.
Escutar-se implica aprofundar-se nas capacidades e atitudes individuais. Portanto escutar-se significada crescimento.
Escutar-se com o ouvido do coração. Vivemos numa sociedade que bombardeia o cotidiano com as palavras e imagens o que dificulta a escuta com propriedade e discernimento. Escutar-se exige perceber o impacto e o significado do que ouvimos. O escutar-se que alimenta o coração, fortalece o espírito humano e transforma a mente e abre caminhos de reflexão e discernimento.
Escutar-se implica ter consciência do impacto do que ouvimos para nossa vida e coloca muitas vezes em xeque nossas motivações. Escutar-se abre espaço para o processo de reflexão da mente e do coração. O escutar-se traz ecos nos diversos níveis da existência humana, ou seja, na família, entre amigos, no ambiente de trabalho, entre nações.
O escutar-se ajuda no avançar cotidiano da vida com sentido e direção. A vida com seus dinamismos pode se renovar através da maneira como nos escutamos.
O escutar-se ajuda no desvelamento da complexidade da vida humana. O escutar-se nos torna um poco acessíveis a nós mesmos. Escutar-se é uma atitude de acolher os outros e também a nós mesmos. Escutar-se é abrir horizontes e abrir clareiras interiores. É reorganizar-se interiormente, e ressignificar muitas coisas. A escuta é uma atitude fundamental da pessoa. Escutar-se é deixar-se tocar pela realidade interior e exterior.
27.02.2025 Prof. Dr. José Pereira da Silva







  • Fontes: PROFESSOR DR. JOSÉ PEREIRA DA SILVA