| 144

EDP faz melhorias na zona rural de Taubaté

Bairros da zona rural de Taubaté receberão hoje (11) e amanhã (12) mutirões de melhorias técnicas da EDP, distribuidora de energia elétrica do Vale do Paraíba, para a ampliar a qualidade e segurança do fornecimento de energia para mais de 3.000 residências, chácaras e comércios da região.
Os serviços contarão com o apoio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e serão executados em seis bairros localizados ao longo das rodovias SP-121 (Major Gabriel Ortiz Monteiro) e SP-125 (Oswaldo Cruz): Itapiru, Paiol, Carapeva, Rocinha, Santa Luzia e Pedra Negra.


O cronograma de atividades acontece das 9h às 17h durante os dois dias. Parte do serviço será realizado em regime linha viva, com a rede energizada, porém, para a segurança dos colaboradores da EDP e da população em geral, em alguns trechos será necessária a interrupção pontual do fornecimento de energia no momento de atuação das equipes. Vale destacar que todos os clientes impactados já foram previamente comunicados sobre a suspensão temporária por meio de avisos de desligamento programado.


Serão executados serviços de substituição e modernização de equipamentos que compõem o sistema elétrico local, além da poda de vegetação em contato com a rede elétrica.


“Hoje estamos com 10 equipes dedicadas à execução do mutirão e amanhã teremos 14 equipes envolvidas. Essas são ações muito importantes para reduzir os impactos às redes elétricas provocados pelas tempestades e para ampliar a segurança e qualidade do fornecimento de energia à zona rural de Taubaté”, destaca o gestor da EDP, Claudemir Siqueira.


Os trabalhos de poda da EDP seguem regras técnicas e de meio ambiente para assegurar a harmonia da vegetação com a rede de energia.


A execução dos mutirões foi intensificada desde novembro do ano passado, dentro da programação do Plano Verão 2024/2025 da EDP. São priorizadas nessas ações as localidades com maior concentração de vegetação, visto que este é o principal fator de interferência na qualidade e segurança do fornecimento de energia na região. Em situações de eventos climáticos severos, com chuvas e fortes ventos, a vegetação torna-se grande causa de interrupção do fornecimento de energia, com queda de galhos sobre as redes.
Ações de poda têm caráter preventivo e também são realizadas de forma regular ao longo de todo o ano em todas as cidades que integram a área de concessão da EDP. Em Taubaté, por exemplo, em 2024 foram executadas mais de 10.500 podas de árvores, além da limpeza de cerca de 8.400 m² de faixas com vegetação.






  • Fontes: MEON

Últimas Notícias