• Home
  • REFLEXÃO
  • Dia dos Pais: a grandeza e responsabilidade da missão
| 547

Dia dos Pais: a grandeza e responsabilidade da missão

Os pais devem-se sentir-se sempre responsáveis pela educação de seus filhos. A boa paternidade de um pai é fundamental para a formação dos filhos em valores e em corações pacíficos. Valores são essenciais para a esperança de um mundo melhor.
Devemos agradecer aos pais pelo seu empenho para com os seus filhos e pelos constantes sacrifícios. Os pais tem a responsabilidade de educar e proteger os filhos e de desenvolver as suas personalidades de forma plena e harmoniosa. Isso é fundamental para cada sociedade e comunidade internacional.
A importância dos pais é crucial, hoje certamente maior do que há algumas décadas. Por causa da complexidade em que nos encontramos do ponto de vista social, cultural e de costumes, o papel dos pais está particularmente em crise por causa da dificuldade de ser uma autoridade sem serem autoritários.
Os pais tem a missão de transmitir a herança da sabedoria e retidão. Um bom pai sabe esperar e sabe perdoar. Sabe também corrigir com firmeza, sem sentimentalismos. O pai que sabe corrigir sem humilhar, é o mesmo que sabe proteger sem poupar-se. Pai presente, sempre!
A importância da referência paterna, afetiva e moral. Um amor paternal que cuida, acompanha e educa. O ato de gerar implica o dever de cuidar, proteger, promover , educar, etc. É na boa qualidade da relação com seus filhos que o pai manifesta a fidelidade à sua missão.
É sempre preciso redescobrir a beleza e a alegria da relação pai-filho. A relação pai-filho na dinâmica da família é fundamental, relação que deve ser marcada pelo amor. As palavras ditas pelo pai e escutadas pelo filho em família não passam, mas giram sempre em torno do coração, iluminando-o.
Que Deus, ajude a cada um em sua missão de pai,para que se realize no diálogo, na descoberta dos talentos dos filhos. Quem tenham coragem nas dificuldades, paciência nas provações e esperança na dor. A grandeza da paternidade assim vivida, não termina com a morte, porque seus frutos são eternos.
09.08.2024 Prof. Dr.José Pereira da Silva









  • Fontes: PROFESSOR DR. JOSÉ PEREIRA DA SILVA