• Home
  • Entretenimento
  • Prefeitura de Taubaté divulga programação da 64ª Festa do Folclore
| 151

Prefeitura de Taubaté divulga programação da 64ª Festa do Folclore

Evento que une gerações, a 64ª Festa do Folclore de Taubaté acontece de 29 a 31 de agosto, e o cortejo inaugural vai desfilar pelas ruas do Centro já no dia 23. A festa acontecerá em frente à Casa do Figureiro, na rua dos Girassóis.


A missão é fortalecer a cultura popular da região, revelando suas histórias, sons e sabores para inspirar todos os públicos. Ao longo de todo o evento, diversas experiências mostrarão o que há de mais autêntico na cultura da cidade.

A programação contará com cortejo, apresentações musicais e de dança, intervenções artísticas e recreações. Além disso, os alunos e professores da rede municipal de ensino participam ativamente das atividades festa e com apresentações.

Para completar, a praça gastronômica oferecerá aromas e sabores locais, enquanto os talentos da economia criativa apresentarão artesanato e produtos exclusivos que traduzem, com autenticidade, a identidade da cidade e da região.

Neste ano, a festa será em homenagem à Maria Luíza Santos Vieira, que atuou 88 anos como figureira e foi uma das fundadoras da tradicional Festa do Folclore de Taubaté. Ela faleceu no último dia 10 de agosto.
A Festa do Folclore
A primeira festa da rua Imaculada ocorreu em 1960 e, em sua primeira edição, organizada por Maria Luiza Santos Vieira, Ilho (ou Irio) Teodoro e Casimiro Galvão, em 29 de junho, dia de São Pedro e São Paulo, foi realizada uma festa junina que contou com apresentação de quadrilhas, música, comidas e bebidas.

Nos anos seguintes, a festividade foi repetida devido ao sucesso do primeiro ano e depois outros moradores passaram a participar da organização. Na década de 1970, a Prefeitura fez parceria com os moradores para organizar a festa e, com o tempo, a administração assumiu as preparações da festa.

O evento cresceu e o destaque continuou por conta das manifestações folclóricas, como as danças, músicas, comidas e bebidas, além de outros aspectos típicos que são trazidos pelos moradores.

No decorrer do tempo, a festa foi ampliada e incorporou outras apresentações folclóricas, mobilizou um número maior de pessoas e foi modificando-se até adotar um aspecto mais similar ao que conhecemos nos dias de hoje.






  • Fontes: G1 VALE DO PARAIBA e REGIÃO

Últimas Notícias


Notícias relacionadas