• Home
  • REFLEXÃO
  • Advento: tempo de preparação espiritual para o Natal de Jesus.
| 133

Advento: tempo de preparação espiritual para o Natal de Jesus.

O verdadeiro Natal é a celebração da encarnação de Jesus Cristo! O Natal exige preparação espiritual para que seja vivido e celebrado em sua profundidade. Esse tempo de preparação para o Natal chama-se Advento. É um tempo para tomarmos consciência dessa realidade profunda que é a encarnação de Jesus Cristo. O Advento é mais do que uma contagem regressiva para o Natal é um tempo de preparar a alma.
O Advento nos lembra que o Natal só existe porque Deus escolheu se aproximar. Natal não é apenas festa. É tempo de despertar, de reencontrar o sentido, de preparar para a chegada Daquele que se fez pequeno por amor. É um tempo que nos prepara para a vinda de Cristo, aquela que já aconteceu em Belém e a que ainda esperamos no fim dos tempos. É um tempo de esperança, vigilância e preparação interior. Abertura real ao mistério da vinda de Cristo. Como estou preparando meu coração para acolher Aquele que vem?
Ao longo do ano, a Igreja nos guia através dos tempos litúrgicos, recordando a cada etapa um aspecto fundamental da vida e missão de Jesus Cristo. O Advento é espera e preparação e o Natal a encarnação do Filho de Deus. Um tempo de preparação para celebrar o nascimento de Jesus e renovar nossa vida cristã.
Existe diferença entre esperar o Natal e prepara-se para ele. Muitas aguardam o Natal e poucos se preparam. Aguardar é passivo, preparar-se exige que mudemos algo em nós. Quem simplesmente aguarda chega o dia 25 de dezembro igual, quem se prepara chega renovado.
Exige mudança de vida e prática da caridade, que nos ajudam a alinhar o coração com o verdadeiro espírito da chegada de Jesus Cristo. Exige penitência, confissão, jejum e oração. Exige abertura à graça divina.
O Natal transformou-se numa festa ruidosa, correria, muitas luzes no centro comercial e presentes. O Advento é muitas vezes engolido na pressa que antecede o Natal. Devemos parar um pouco e adentrarmos no mistério do silêncio que nos tira da superficialidade.
O Advento deve tornar-se um tempo de gestação espiritual que provoca a grande graça do Natal.
O termo Advento deriva da palavra vinda, em latim adventos. O vocábulo pode traduzir-se por presença, chegada , vinda.
O Advento é o tempo da espera, celebrando a vinda de Deus nos seus dois momentos: a primeira parte do Advento convida a despertar a espera do regresso glorioso de Jesus Cristo; depois, aproximando-se o Natal, a segunda parte remete para o mistério da Encarnação (Jesus Cristo se fez carne) e apela a acolher o Verbo feito homem para a salvação de todos.
Em Jesus de Nazaré, Deus não vem de maneira indefinida: Ele vem ao encontro de cada um de nós, dando-nos , na fé, a possibilidade de nos tornarmos filhos de Deus.
Um dos principais temas do Advento é a visita do Senhor à humanidade. Um tempo de sobriedade, de não ser dominado pelas coisas deste mundo, pelas realidades materiais. Advento é um tempo de preparar, mais do que consumir.
São Bernardo de Claraval fala de um tríplice Advento: entre a primeira e a segunda vinda de Cristo, entre o Natal e o fim do mundo. 1) Jesus veio no Natal; 2) Jesus vem todos os dias na Santíssima Eucaristia; 3) Jesus virá no último dia para julgar vivos e mortos.
Santo Agostinho dizia: “Todo cristão há de manter-se vigilante, para que a vinda do Senhor não o encontre despreparado”.
Sugestões para se preparar para o Natal: 1) Ler diariamente um curto texto de espiritualidade e meditar sobre ele. Ler os Evangelhos, em especial os capítulos que narram o nascimento de Jesus.; 2) Reservar algum tempo de silêncio; 3) Ter mais sobriedade em relação as atividades que são indispensáveis e as que podem ser evitadas; 4) ilumine a coroa do Advento; 5) Exerça a caridade; 6) Buscar o Sacramento da Reconciliação (confissão); 7) Fazer uma revisão de vida; 8) Refletir sobre o Advento e o Natal.
Advento é tempo de esperança, conversão e renovação espiritual, quando a Igreja nos chama a vigiar e preparar o coração para acolher o Salvador que vem. Recorda-nos que toda a história caminha para um único destino: o encontro definitivo com o Senhor que vem. O que, dentro de você, precisa despertar para acolher o Senhor que vem?
A vigilância que o Evangelho pede não é medo, mas amor. É atenção de quem espera alguém muito especial e querido. No silêncio somos chamados a despertar o olhar interior. Notar a presença de Deus que passa por gestos simples que muitas vezes deixamos escapar.
O Advento começa lembrando que a chegada de Jesus não acontece de repente. Ela se revela pouco a pouco. O Advento é convite à renovação espiritual, para que, ao celebrarmos o nascimento do Salvador, possamos experimentar a verdadeira alegria que ilumina o coração.
05.12.2025 Prof. Dr. José Pereira da Silva







  • Fontes: PROFESSOR DR. JOSÉ PEREIRA DA SILVA

Últimas Notícias