• Home
  • REFLEXÃO
  • Recolhimento e silêncio: abrir um espaço interior no íntimo.
| 68

Recolhimento e silêncio: abrir um espaço interior no íntimo.

É fundamental o silêncio interior e exterior, para nos ouvir e ouvir os outros. O recolhimento e o silêncio ajuda-nos a ouvir a palavra. O que é difícil em nossa época na qual não se favorece o recolhimento e o silêncio.
As pessoas tem certo medo de se separar das palavras e das imagens. Uma autêntica escuta exige momentos de silêncio e recolhimento. O que podemos chamar de acolhimento não verbal.
O recolhimento e o silêncio é capaz de escavar um espaço interior no nosso íntimo. Voltar a aprender o recolhimento e o silêncio que nos abre à escuta.
O recolhimento e o silêncio é fundamental parasse ter uma autêntica harmonia interior. Toda pessoa precisa de momentos de pausa e recolhimento para não se perder na agitação do cotidiano. Muitas pessoas perderam a capacidade de recolhimento.
O recolhimento e o silêncio ajuda na interiorização, das quais depende a capacidade de escuta. No interior de si próprio acede-se ao lugar de nossa identidade. Recolhemo-nos para sermos atravessados.
Precisamos do recolhimento e do silêncio para refletir e meditar, para nos reencontrar a nós próprios. São práticas que ajudam a evitar o stress cotidiano e o vazio que ganha espaços na sociedade.
Nós não somos feitos para viver constantemente correndo e na agitação, temos uma vida interior que não pode ser negligenciada.
Para conhecer-se a si próprio, para se compreender são fundamentais condições que favoreçam o trabalho interior e que nos ajude a superar a dissipação e podermos atingir nossa profundidade. Para muitas pessoas isto é difícil devido a agitação das preocupações. É preciso um trabalho da vontade e uma decisão firme.
Os ruídos interiores e o bombardeio de imagens faz companhia as pessoas e as protege delas mesmas. O reconhecimento e o silêncio não são fugas porém um adentrar-se si mesmo e experimentar a profundidade que nos habita. Esse processo permite uma humanização e um conhecimento maior da subjetividade.
O reconhecimento e o silêncio afina a sensibilidade e a capacidade de escuta de si, dos outros e de Deus.
13.02.2026 Prof. Dr. José Pereira da Silva










  • Fontes: PROFESSOR DR. JOSÉ PEREIRA DA SILVA

Últimas Notícias