| 334

Renovar o interior

Vivemos numa sociedade de múltiplos desafios que incidem na saúde física, mental, emocional e espiritual. Ninguém dúvida que tudo isso é fundamental para o equilíbrio humano. Não se pode viver apenas para o exterior e imprescindível cuidar o interior. Vivemos numa sociedade que dá ênfase na renovação exterior através de procedimentos estéticos.
A vida precisa ser constantemente renovada a partir do seu interior. Muitas pessoas no ritmo alucinado chegam a exaustão. Diante de tal situação é importante reabastecer as energias psíquicas. É preciso trabalhar o interior que traz fertilidade a vida. Essa exaustão física e psíquica minam a criatividade humana. Pessoas que vivem um burn out (esgotamento). O esgotamento as fazem se sentir sem vida. É preciso paradas para se reabastecer. É um desafio buscar a vitalidade da vida no cotidiano.
Os recursos de revitalização estão escondidos no interior da pessoa e precisam ser desvelados. Atingir o núcleo interno exige colocar-se na escuta e no silêncio de nós mesmos. Sentir a nós mesmos pois na correria do dia a dia vão se distanciando de si mesmas. O esgotamento tornam as pessoas insatisfeitas.
Muitas vezes esse inteiro humano é ameaçado pela negatividade. A pressão externa leva muitas pessoas a depressão por esgotamento.
As emoções negativas vão minando o interior; medos, ambição exagerada, vício do trabalho (workaholics), perfeccionismo entre outros. Uma grande fonte de esgotamento é as pessoas quererem provar algo a si mesmas e giram em torno de si mesmas.
As pessoas impõem sobre si mesmas muita pressão. Enfrentam rivalidade e competição, comparações desmedidas. É preciso estar satisfeito consigo mesmo para fugir da competição e comparações.
Muitas pessoas tem uma compulsão de controlar tudo principalmente as emoções, controlar o seu entorno. Porém aquele que quer controlar tudo geralmente perde o controle. Nossa sociedade muitas vezes apresentam infelizmente modelos de vida destrutivos que influenciam as pessoas.
Fundamental ter acesso ao nosso potencial interno. O psicólogo Viktor E. Frankl (1905-1997) entende a dimensão espiritual como fator de saúde e doença. Destacava a importância do sentido na existência humana e como a falta de sentido leva a neurose. A falta de sentido vai lentamente destruindo a vitalidade interior. Algumas pessoas não veem o sentido da vida por serem exigentes demais consigo mesmas. O sentido da vida não está em criar algo grandioso e sim em viver de forma autêntica. Encontrar o sentido é encontrar sua missão .É uma busca pessoal. Cada pessoa deve procurar o seu caminha e seus recursos humanos e espirituais. A vida depende do que nos alimentamos psicologicamente, espiritualmente e emocionalmente. Tudo exige atitudes diante da vida.
O que fortalece sua vida? Qual sua missão pessoal?
30.08.2024 Prof. Dr. José Pereira da Silva









  • Fontes: PROFESSOR DR. JOSÉ PEREIRA DA SILVA