| 41

ESPIRITUALIDE E SAÚDE

A espiritualidade vai além de depráticas religiosas; é uma busca por significado e propósito na vida, uma conexão com algo maior que nós mesmos, que transcende nossos sentidos. Segundo Cheyl Delgado: “Espiritualidade é caracterizada pela fé, uma busca por significado e propósito na vida, um senso de conexão com os outros, e uma transcendência do eu, resultando em um senso de paz interior e bem-estar”.
A espiritualidade tem sido associada a uma melhor qualidade de vida e bem-estar psicológico. Em pacientes com câncer, por exemplo, a espiritualidade pode influenciar positivamente na tomada de decisões e na adaptação ao tratamento.
A espiritualidade abarca a totalidade existencial de uma pessoa. É um caminho da realização da experiência de Deus.
Segundo um estudo publicado A Cancer Journal for Clinicans: “Medidas de espiritualidade e bem-estar espiritual correlacionam-se com a qualidade de vida em pacientes com câncer, sobreviventes de câncer e cuidadores.
Vários são os benefícios:
a) Melhor adaptação ao tratamento: pacientes encontram significado e propósito tendem a se adaptar melhor aos tratamentos agressivos.
b) Redução do estresse e ansiedade: a espiritualidade pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, proporcionando um senso de paz e aceitação.
c) Suporte social: comunidades religiosas ou espirituais podem oferecer um suporte emocional significativo.
A experiência psicológica, intelectual, emocional e espiritual deve ser enriquecida.
A psiconeuroimunologia, área que estuda a relação entre mente, sistema nervoso e sistema imunológico, demonstra que o estresse crônico e a depressão podem enfraquecer nossas defesas.
Cultivar uma mente saudável através do autoconhecimento, da espiritualidade e de práticas como meditação, yoga e contato com a natureza, fortalece o sistema imunológico, tornando-o mais eficiente na luta contra a enfermidade. Uma vida saudável e integrativa de todas as dimensões do ser. Buscar o equilíbrio emocional, alimentar a paz interior, cultivar a positividade e estar em comunhão com Deus.
26.07.2024 Prof. Dr. José Pereira da Silva







  • Fontes: PROFESSOR DR. JOSÉ PEREIRA DA SILVA