• Home
  • Tecnologia
  • Lançamento de foguete em Alcântara é reagendado para esta segunda-feira
| 129

Lançamento de foguete em Alcântara é reagendado para esta segunda-feira

Menu Life

LIFE | ANÚNCIO DE PARCEIRO

Lançamento de foguete em Alcântara é reagendado para esta segunda-feira

LIFE
| Brasil, Destaques
Publicado 21:49
| 21/12/2025
- Redação
Compartilhe a Life Informa:




Foguete sul-coreano deve marcar o primeiro lançamento comercial da história a partir do Brasil, direto de Alcântara, nesta segunda-feira

Lançamento de foguete em Alcântara é reagendado para esta segunda-feira
Lançamento de foguete em Alcântara é reagendado para esta segunda-feira / Foto: Vanessa Sonaly / divulgação
O lançamento do foguete Hanbit-Nano, da empresa sul-coreana Innospace, foi reagendado para as 15h45 desta segunda-feira (22), a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), este é o último dia da janela de lançamento prevista para a missão.

Se confirmado, o voo marcará o primeiro lançamento comercial de um veículo espacial a partir do território brasileiro, um marco histórico para o programa espacial nacional.

Inicialmente, a operação estava programada para a quarta-feira (17), mas foi adiada após a identificação de uma anomalia no sistema de refrigeração do oxidante do combustível durante a fase final de checagem. Uma nova tentativa ocorreu na sexta-feira (19), mas acabou interrompida novamente devido ao funcionamento anormal de uma válvula de ventilação do tanque de metano líquido do segundo estágio do foguete.


Em nota, a Innospace explicou que a válvula é um componente essencial para o controle de pressão do veículo lançador e que uma falha poderia provocar risco estrutural. Após a suspensão, os combustíveis foram drenados com segurança, o foguete foi reposicionado na horizontal e passou por uma inspeção completa. Segundo a empresa, nenhuma outra anomalia foi identificada, e uma válvula reserva será utilizada antes da verificação final.

O foguete Hanbit-Nano tem 21,8 metros de comprimento, 1,4 metro de diâmetro e 20 toneladas, e levará cargas à órbita baixa da Terra (LEO), a cerca de 300 quilômetros de altitude. Ao todo, o veículo transporta oito cargas úteis: cinco pequenos satélites e três dispositivos experimentais desenvolvidos por instituições e empresas do Brasil e da Índia.






  • Fontes: LIFE NOTÍCIAS

Últimas Notícias