| 184

Por que a "Missa do Galo" recebe esse nome?

A Missa do Galo foi estabelecida no século V, após o Concílio de Éfeso, como uma celebração do nascimento de Jesus. Inicialmente, foi oficialmente conduzida na basílica construída no monte Esquilino, dedicada a Nossa Senhora e posteriormente conhecida como Basílica de Santa Maria Maior. A prática dessa missa teve início no século V, mas a Igreja Católica adotou oficialmente a data somente em 330 d.C., organizada pelo Papa São Telesforo.

Devido à sua importância e tradição, pois anuncia o nascimento do Deus vivo, conforme expresso em João 1:14 ("o Verbo se fez carne"), o Papa, como bispo de Roma e sucessor de Pedro, o apóstolo designado por Jesus como o primeiro líder da Igreja (Mateus 16:18), deve pessoalmente liderar a celebração. Atualmente, a Missa do Galo é realizada pela Sua Santidade, o Papa, na cidade de Roma, na Itália, no Vaticano, mais especificamente na Basílica de Santa Maria Maior, uma praça aberta que atrai milhares de fiéis. A tradição da Igreja Católica inclui a iluminação de todas as velas do advento, que são acesas nos quatro domingos que antecedem a celebração.

A celebração ocorre à meia-noite do dia 24 de dezembro, e recebe esse nome porque, segundo a tradição, durante a Eucaristia, um galo cantou fortemente, anunciando a chegada do Messias. O galo é simbólico, representando vigilância, fidelidade e testemunho cristão. Há outra versão que sugere que o nome se originou devido à longa duração da missa, que termina ao amanhecer, quando os galos começam a cantar.






  • Fontes: MEON

Últimas Notícias