| 259

INQUIETUDE

*BREVIÁRIO MAÇÔNICO*

5 de julho

A inquietude faz parte do comportamento psicológico dos seres humanos; o seu lado positivo é notado pelo interesse na procura da verdade.
A Maçonaria, incentivando o interesse pelo estudo, provoca uma permanente inquietude em seus adeptos.
No momento em que cessar esse interesse “nervoso” surgirá o marasmo que leva ao desinteresse e à apatia, inimigos contundentes da evolução.
O movimento é produzido por essa inquietude e faz com que a Loja não adormeça e o maçom conquiste cada vez mais o conhecimento universal.
Quando um maçom “adormece”, ou seja, abandona a sua Loja, é um elo que se destaca da Cadeia de União, enfraquecendo-a.
Esse desinteresse poderá ser corrigido, havendo interesse “político” da Loja, que tudo enfrentará para trazer de volta a ovelha extraviada.
O pior que pode suceder é quando uma Loja adormece, quando os Irmãos se desgarram e a Loja “abate colunas”; já existe uma “vontade política” destacada, a não ser que a alta administração envide esforços para evitar o acidente; no entanto, são casos raros. Em geral, o poder central não envida qualquer esforço para evitar o “sono” da Loja.
Cada maçom deve estar sempre Vigilante para que a sua Loja jamais abata colunas, pois a primeira vitima será ele próprio, o maçom relapso.
Cada Loja deve estar sempre alerta para que nos momentos difíceis tenha a capacidade para conclamar seus adeptos para uma reação vitoriosa.

Breviário Maçônico / Rizzardo da Camino.







Mais Fotos

  • Fontes: Grupo G1 app