| 318

INICIADO

*BREVIÁRIO MAÇÔNICO*

3 de julho

Iniciado é a pessoa que passou por uma Iniciação; o homem pode considerar-se um Iniciado quando seleciona uma profissão, uma doutrina, uma religião ou uma filosofia.
Em Maçonaria, Iniciado é aquele que “viveu” a Iniciação; não basta “passar pela Iniciação”, mas, sim, ter consciência do que ela “despertou”, daquilo em que se constitui e de que, realmente, surgiu uma “nova criatura”, destinada a uma “nova vida” ou “vivência” entre Irmãos, ou seja, entre iniciados.
O Iniciado não sobrevive isoladamente; tem necessidade de manter contato com um grupo, pois tem deveres a cumprir em Loja, dentro do cerimonial.
O Iniciado não permanece um “anônimo”; não se oculta, mas se sobressai pelas suas virtudes; ele difere do homem comum, uma vez que assumiu um novo modo de vida, uma novel filosofia de comportamento.
Toda vez que o maçom contatar com algo “maçônico”, deve conscientizar-se de que é um Iniciado e atuar no meio onde se encontra como tal.
A força da Maçonaria está no agrupamento de seus iniciados, que atuam isolada e conjuntamente, para “cavar masmorras ao vício e erguer Templos à virtude”.
Ser maçom é ser um Iniciado, e como tal, seguir sua trajetória, visto que o “novo princípio” conduz a realizações quotidianas; não basta deixar de praticar o mal; é preciso praticar o bem.

Breviário Maçônico / Rizzardo da Camino, - 6. Ed. – São Paulo. Madras, 2014, p. 203.






  • Fontes: Grupo G1 app