| 194

IGUALDADE

*BREVIÁRIO MAÇÔNICO*

26 de junho

As constituições dos países considerados democráticos contêm um artigo específico que considera todos iguais perante a lei. Há, porem, distinções a fazer no terreno filosófico, pois a Maçonaria não considera todos os homens iguais entre si; para ela, existem os iniciados e os profanos; aqueles que “nascem de novo” após a permanência na Câmara de Reflexões não serão obviamente iguais aos demais; os seres humanos são iguais fisicamente, encontramos desigualdades na cor, nas feições, no desenvolvimento intelectual; os que possuem um físico sadio são iguais aos normalmente desenvolvidos.
Esses aspectos, contudo, não têm significado maior. A hierarquia maçônica não permite que todos os maçons sejam iguais entre si.
Apesar de inserido no lema da Revolução Francesa, o mundo ainda não conseguiu definir a igualdade e a liberdade, e muito menos a Fraternidade.
Nossa Constituição afirma que todos são iguais perante a lei; contudo, um menos favorecido da sorte não encontra vaga nos colégios para seus filhos; um pobre enfermo bate às portas dos hospitais em vão; não há oportunidade para o trabalho; o que é benesse não é dado aos pobres. Uma igualdade injusta não é igualdade.
Um maçom deve cultivar a igualdade como se fosse uma virtude! As diferenças sociais ferem e aviltam; a operosidade maçônica detém-se, também, nesse campo.

Breviário Maçônico / Rizzardo da Camino.






  • Fontes: Grupo G1 app